Dicas para pilotar sua moto no inverno
Especiais

Moto no inverno: confira 6 dicas para pilotar no frio

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 16/07/2022
  • Por: Redação

Pilotar uma moto exige uma série de conhecimentos, e saber como rodar corretamente em cada estação do ano também entre neste circuito. Há alguns dias a estação mais fria do ano chegou, e com isso, as temperaturas despencam.

Em algumas regiões, os termômetros chegarão a mínima de 10°C. Com o vento, a sensação térmica do motociclista pode ser de 10ºC a menos do que a temperatura ambiente. Imagine andar de moto sem a roupa adequada? Para te ajudar nesse sentido, selecionamos 6 dicas para que você esteja bem preparado para estas ocasiões.

Camadas extras para rodar com a moto

No Brasil é bastante comum, mesmo no inverno, as oscilações nas temperaturas. Pela manhã pode estar entre 10 e 15°C e, ao meio-dia, beirando os 25°C. Dessa forma, no lugar de colocar muitas blusas grossas que podem atrapalhar a movimentação dos seus braços, prefira as chamadas de segunda pele, que geralmente são bastante utilizadas em esportes e, por isso, são leves e não costumam reter suor e mau odor.

Existem versões de calças para serem usadas por baixo do jeans, por exemplo, como blusas. Por cima, uma jaqueta ou um corta-vento são ideias para te manter aquecido. No caso do corta-vento, de fato, ele pode ser facilmente dobrado e guardado sem ocupar muito espaço no baú da motocicleta. Além de proteger do vento, costuma ser resistente à água e da chuva fraca.

Andar de moto: proteja as extremidades

As mãos e os pés são fundamentais para pilotar uma moto, no entanto, você não vai conseguir se seus dedos estiverem congelados. Apesar de óbvia, essa dica serve também para te proteger em caso de algum acidente. Meias, botas e luvas reforçadas também ajudam a reduzir os ferimentos.

Do mesmo modo, use luvas com proteção contra umidade e, de preferência, grossas, assim como meias abaixo das botas. Se você for do tipo que não gosta de ficar de luvas existe uma opção para te ajudar, as luvas de guidão. Contudo, elas podem dificultar o acesso ao freio.

Se escolher as luvas você pode usar alguns acessórios fáceis de encontrar que vão te proteger contra o vento, que são os protetores de mão e os para-brisas.

Cuidado com a cabeça

Outra parte que costuma tomar muito vento é a cabeça, e para evitar este fato, use a balaclava ou um capacete fechado. Se quiser aumentar a proteção contra a brisa insistente que entra por qualquer frestinha, invista em bandanas ou protetores de pescoço.

Não é muito difícil que a sua viseira embace enquanto você pilota. Dessa forma é sempre útil comprar uma película antiembaçante ou um impermeabilizador, mas também funciona passar uma fina camada de sabonete ou shampoo infantil e secar com uma toalha macia.

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

Se proteja da chuva

Inegavelmente, uma hora ou outra você acabará pegando chuva no meio do caminho. Por mais que uma jaqueta resistente a água te proteja da garoa mais fina, ela não dará conta de te manter seco e aquecido em uma chuva mais forte, sem contar as pernas que ficarão encharcadas.

Dessa maneira, ande sempre com uma capa de chuva para estas ocasiões. Ela também vai servir para um dia que esfriou de repente e você esteja com pouco agasalho. A moto também precisa de cuidados especiais no inverno. Se você é mais jovem e não pegou a época dos carros com carburador, talvez não tenha tanta noção assim de como os motores têm mais dificuldade para ligar no frio.

Nas baixas temperaturas, ligue a motocicleta e deixe o motor funcionando por alguns minutos antes de partir. Pelos primeiros quilômetros de trajeto pilote com cuidado, enquanto todos os fluidos atingem a temperatura ideal e os pneus se aquecem.

Outro ponto importante de lembrar é que apesar de o inverno ter o tempo mais seco, o sereno da noite e a serração podem formar uma camada fina de gelo no asfalto, dificultando a aderência da moto e facilitando as derrapagens, então, cuidado redobrado ao sair cedinho.

Gostou das dicas? Continue acompanhando nossas publicações para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo do MOTOCICLISMO.

  • Dicas para pilotar sua moto no inverno
Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado