Honda-CB-Twister-2022-6
Especiais

Visão da Indústria: Dia do Motociclista é todo dia

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 24/07/2022
  • Por: Redação

A coluna Visão da Indústria deste mês está no ar! No dia 27 do mês de julho comemoramos o Dia do Motociclista. Porém vejo que ainda há muito desconhecimento e pouca empatia com essa classe e categoria. A motocicleta tem sido uma grande ferramenta de transformação na mobilidade urbana e inclusão social.

Entretanto, a sociedade, de maneira geral, tem ainda uma visão negativa da categoria. Seja dos entregadores, seja daqueles que usam suas motos para ir e vir ou para o lazer. O que se enxerga é a transgressão, os acidentes ou o mal uso da motocicleta.

Como já abordei neste espaço outras vezes, a motocicleta não é um problema, e sim uma solução muito eficaz para o transporte, tanto nas grandes cidades como nas pequenas. Porém, é preciso focar na educação, com campanhas de conscientização para um trânsito mais empático e seguro.

Visão da Indústria: teoria e prática pilotam lado a lado

É preciso mudar a forma de habilitar, onde a teoria prevalece, e a parte prática fica relegada a segundo plano, pois a teoria das ruas é muito diferente de sua prática. É preciso instruir o motociclista sobre equipamentos de segurança, sobre as tecnologias embarcadas em sua moto, sobre direção defensiva, entre outros pontos.

Todos nós somos responsáveis por um trânsito mais seguro e são nossas próprias atitudes nele que podem fazê-lo melhor. É preciso enxergar o motociclista como uma parte importante da nossa economia e da sociedade. Somos mais de 30 milhões de apaixonados que merecem respeito e incentivos às boas práticas.

É preciso conscientizar os pilotos da importância de trafegar com segurança, de manter sua moto em bom estado de conservação e com a documentação em dia. Contudo é preciso também que o poder público rapidamente volte os olhos para essa imensa categoria e estabeleça políticas que defendam a segurança e o respeito à vida!

Parabéns a você, motociclista, que todos os dias sai de casa para trabalhar, seja para tirar o sustento com a moto ou para chegar ao trabalho. Que no fim de semana viaja com sua moto gerando riqueza e estimulando o turismo aos destinos que visita.

A todos que são, como eu, apaixonados pelo universo de duas rodas. Viva o motociclista!

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

*Orlando Cesar Leone é Presidente da ANFAMOTO – Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças
**A opinião dos colunistas não reflete necessariamente a opinião da revista

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado