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Testes

Metzeler Tourance Next 2: (r)evolução contínua

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 01/06/2022
  • Por: Ismael Baubeta

Testamos os pneus Tourance Next 2, a mais recente novidade da Metzeler para o segmento das motocicletas Maxitrail e que chegam às lojas do Brasil a partir deste mês.

As motocicletas de alta cilindrada estão cada vez mais leves, potentes, cheias de eletrônica e com tecnologias impensáveis há alguns anos, isso é fato. Com o grande avanço no desempenho das motos, os pneus são componente primordial para que elas possam transferir potência e torque da melhor maneira possível, e assim fazer a dinâmica de seu desempenho tornar a experiência de pilotagem mais segura e divertida.

O segmento das maxitrail não é diferente e tem uma característica peculiar e desafiadora para as fábricas de pneus; buscar bom desempenho no asfalto e na terra.

A Metzeler nos levou para testar o novo pneu Tourance Next2, um pneu com proposta de uso 90% on-road e 10% off-road. E várias são as novas tecnologias utilizadas na construção do pneu. A carcaça do Next 2 é do tipo radial a zero grau e ficou mais rígida, o que brigou os engenheiros a desenvolver um composto mais macio. 

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No pneu dianteiro é usado composto único com 85% de sílica, muito aderente, no traseiro são dois compostos com 100% de sílica com a tecnologia batizada de Cap&Base, que torna o aquecimento do pneu muito mais rápido nos flancos, minimizando o risco de perda de aderência por falta de temperatura. Ele também faz o pneu esfriar mais lentamente, o que permite paradas durante a pilotagem sem perder muita temperatura para voltar a pilotar. 

Outra tecnologia interessante é o Dymatec (Dynamic Mold Angle Technology) que utiliza diferentes ângulos nas paredes dos íncavos (riscos dos pneus) para garantir maior estabilidade mecânica entre os blocos e conseguir maior uniformidade e desempenho durante toda a vida útil do pneu, sem perder performance. Esses ângulos internos também ajudam na aderência sobre a terra. 

No teste pude sentir os pneus com comportamento progressivo, nos movimentos de inclinação, muita aderência nas curvas, inclusive nas retomadas de acelerações com a moto inclinada não consegui fazer o controle de tração da moto ser acionado. Outro ponto de destaque é o nível de conforto, os pneus parecem se moldar aos pequenos obstáculos, como pedriscos e olhos de gato. Senti muita segurança nas frenagens também, com ótimo feeling na roda dianteira.

Na terra seca e batida eles também tiveram bom desempenho, o que pode limitá-los nesse cenário é a lama, condição que não tivemos para comprovar.

“Estamos muito contentes em trazer essa evolução do produto aqui para o Brasil. O novo Tourance Next 2 é a quarta geração da linha de produtos Tourance, nascida graças à combinação das últimas tecnologias em termos de materiais e processos da marca especialista em duas rodas e desenvolvida para a última geração de motos aventureiras”, comentou Rutembergue Fonseca, diretor comercial e de marketing moto da Pirelli para a América Latina, sobre o lançamento da Metzeler.

Como falamos na abertura do texto, os pneus Metzeler Tourance Next 2 chegam às lojas brasileiras a partir deste mês. Confira a seguir as medidas disponíveis:

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