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Coluna do Raul: sim à motocicleta!

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  • Publicado: 16/04/2022
  • Atualizado: 18/04/2022 às 20:41
  • Por: Redação

Em 2007, comemorando os 10 anos da Revista MOTOCICLISMO, lançamos a campanha “SIM À MOTOCICLETA”, na qual destacávamos as vantagens da moto como meio de transporte. Confira os detalhes na “Coluna do Raul”!

Texto: Raul Fernandes Jr Ex-diretor de redação da MOTOCICLISMO e especialista em mercado de motocicletas

Em outubro de 2007, eu era editor-chefe da revista e tivemos a oportunidade de lançar uma ampla campanha em prol da motocicleta. Na época, expus em editorial essa grande novidade e começamos apresentando a primeira reportagem sobre a Polícia Militar do Estado de São Paulo e sua divisão ROCAM Escolta (Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas).

O objetivo foi mostrar que a moto é muito mais ágil e efetiva nas rondas e deslocamentos para atendimento de ocorrências em grandes cidades, como a capital paulista. Fizemos também outras reportagens, como em março de 2008, demonstrando o ganho de tempo, dinheiro e a diminuição das emissões de gases poluentes, especialmente ao utilizarmos as motos como meio de transporte diário e de “cargas”, como as dos motoboys.

Vale informar também que tivemos grande suporte da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e similares (ABRACICLO) nessa campanha, pois realizamos diversas ações em conjunto, como, por exemplo, o apoio ao Moto Check-up – Paz no Trânsito.

Enfim, discorro sobre todas essas informações para destacar que, em fevereiro de 2008, também em editorial, já havia sugerido ao prefeito de São Paulo que fizesse uma faixa de circulação de motocicletas similar à “Faixa Azul”, lançada há poucos dias pelo atual governante da capital paulista.

Faixa Azul
Editorial da época em que já sugeríamos a criação de faixas exclusivas para as motocicletas.

Naquela ocasião, o então prefeito havia feito um teste na Avenida 23 de maio, fechando totalmente a faixa da esquerda daquela via, criando um caos, além de um enorme transtorno e indignação dos demais usuários da avenida, como os motoristas de automóveis, vans e ônibus. Diante de tal fato, fiz uma sugestão que usassem a própria “faixa virtual”, o corredor já existente entre os carros, e criassem esse ambiente de maior segurança para os motociclistas.

Na mesma reportagem SIM À MOTOCICLETA de março, já mencionada acima, voltamos a reforçar a criação de uma faixa exclusiva (faixa azul), utilizando o próprio espaço já utilizado pelas motos, mas com uma área especificamente demarcada. Infelizmente, não fomos ouvidos na época, mas fico extremamente feliz que isso tenha acontecido nesse momento, catorze anos depois.

Também devemos ser justos e dizer que algumas de nossas sugestões viárias foram atendidas, como a implantação da faixa de retenção exclusiva para motos, quando paradas nos semáforos, à frente dos carros. Em nosso editorial de junho de 2008, com o título “Ações pró-motocicleta”, fizemos essa sugestão trazendo o exemplo desse “bolsão” utilizado na Espanha. Algum tempo depois foram realizados testes dessa faixa de retenção e hoje é uma realidade em diversas cidades brasileiras, mas principalmente em São Paulo.

Outra dica que demos foi a utilização dos corredores de ônibus como opção ao motociclista, pois em 2008, o então prefeito de Londres e atual primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, implantou-os na capital inglesa. Nessa mesma reportagem de março de 2008, a nossa equipe apurou a subutilização dos corredores de ônibus na capital paulista e detectou que muitos ficavam 80% do tempo sem a passagem de um único ônibus e poderiam perfeitamente atender às necessidades motociclísticas.

Dessa forma, gostaria de agradecer aos governantes que se preocupam com os motociclistas e escutam os especialistas e usuários de motocicletas. Ainda temos muito para evoluir, mas muitos passos já foram dados em ações pró-motocicleta!

  • Faixa Azul

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