Elas-Pilotam_Dani-Sutil-6
Especiais

Sutilezas de uma motociclista apaixonada por longas distâncias

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 24/02/2022
  • Por: Elas Pilotam

Vai lá ver no dicionário. Sutil é um adjetivo sem gênero que, entre outras, significa “capaz de se infiltrar por todas as partes”. No sentido figurado, a palavra se refere à um comportamento hábil, engenhoso e perspicaz. Assim é a personagem da coluna #ElasPIlotam esse mês aqui na MOTOCICLISMO. 

Daniele Sutil, a Dani Sutil, parece mesmo ter nascido para seu nome. Ou melhor, quase. Essa carioca criada em Magé, nasceu mesmo foi em Juiz de Fora, MG, e seria Patrícia. “Eu nasci prematura, durante uma viagem dos meus pais. Fiquei entre a vida e a morte, e as freiras da maternidade rezaram, e me batizaram em homenagem a mais velha entre elas”, conta. 

Sutilezas de uma motociclista apaixonada por longas distâncias

A Dani é uma mulher determinada, de espírito forte, e isso dá pra perceber enquanto conversamos. Graduada em Geografia, a motociclista divide seu tempo entre salas de aula e coordenação no Ensino Médio com a criação de conteúdo sobre motos e viagens para o YouTube, plataforma na qual reúne mais de 11 mil assinantes. 

Seu canal é um misto de dicas para viagem, elaboração de roteiros, macetes da estrada, melhores práticas em duas rodas, e – claro – aula de geografia. Já são mais de 100 mil quilômetros pra conta do odômetro dessa #estradeira, parte deles feitos em uma Intruder, e depois em suas Babies – a Perigosa e a Poderosa -, respectivamente uma Harley Davidson 883, e uma H-D Sportster 1200 custom.

Sutilezas de uma motociclista apaixonada por longas distâncias

Com tanta estrada, é claro que sobra história e experiência para contar. Pouco antes da pandemia por Covid-19 chegar, a Dani estava colocando em prática seu #ProjetoEstradeira, com uma coletânea de informações impressas e uma série de workshops presenciais nos quais o objetivo é promover a troca e estimular o motociclismo de aventura. 

Se 2020 foi um ano de esperar, em 2021 o projeto saiu da gaveta e ela começou colocar em prática algumas das etapas, entre elas tirou do papel o roteiro Argentina-Ushuaia. E para 2022, ela explica que é hora de compilar e organizar essas informações para levar ao público.  

Segurança na estrada 

“Tem a hora da foto, e tem a hora da estrada”, diz ao comentar sobre o uso de jeans vs. leggings e sua preocupação com segurança e o uso de equipamento apropriado para rodar de moto. Um bom capacete, botas resistentes, luvas de couro, calça e jaqueta apropriadas.

Sutilezas de uma motociclista apaixonada por longas distâncias

Um de seus videos mais assistidos é justamente sobre uma queda/acidente com sua moto no Rio de Janeiro. Na ocasião, a motociclista estava com sua GoPro ligada e pode registrar exatamente o momento da queda e os minutos seguintes. “A queda foi forte, mas não tive grandes sequelas porque estava vestida adequadamente, só mesmo minha mão machucou, porque minha luva não resistiu a abrasão do asfalto”, relembra.

Ainda no tema, da segurança e redes sociais, a motociclista ressalta: “Nunca posto em tempo real”. A dica é boa e, embora batida, é sempre bom relembrar. Compartilhar é muito legal, mas é importante ter cuidado. “Tem sempre um grupo de pessoas próximas que sabem onde estou, e sabem o que fazer se eu demorar pra responder”, complementa. 

Projeto Estradeira 

Para conhecer mais a Dani Sutil e ajudar no #ProjetoEstradeira confira seu perfil no Instagram e o Canal Dani Sutil no YouTube. A Dani também tem uma coluna no Portal #ElasPilotam chamada #estradeira, onde nossa aventureira reúne inúmeras dicas de passeios. 

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado