Yamaha-MotoGP-2022-5
Competições

Yamaha defende título da MotoGP com mesmo visual de 2021

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 04/02/2022
  • Por: Willian Teixeira

A equipe de fábrica da Yamaha mostrou o visual de suas YZR-M1 para a temporada 2022 da MotoGP, depois de Gresini, RNF Racing, KTM, Tech3 e Pramac. De olho no bicampeonato de pilotos da classe rainha do Mundial de Motovelocidade, a equipe de Iwata praticamente não mudou a pintura das motos dos titulares Fabio Quartararo e Franco Morbidelli e do piloto de testes Cal Crutchlow, mantendo o layout onde predominam as cores azul e preta e a disposição dos patrocinadores, que são praticamente os mesmos do ano passado. 

A Yamaha alternou bons e maus momentos em 2021, ano que apesar do título de Quartararo também rendeu alguns momentos conturbados e de despedidas para a equipe dos diapasões, como o rompimento com Maverick Viñales no meio da temporada, o baixo desempenho das outras YZR-M1 da marca e da SRT, a lesão de Morbidelli bem no momento de sua promoção para o time de fábrica e a aposentadoria de Valentino Rossi. Para esta temporada, a Yamaha terá o desafio de manter o título de pilotos e frear o ímpeto da Ducati, que esboçou uma reação no final do campeonato passado.  

Yamaha defende título da MotoGP com mesmo visual de 2021

Lin Jarvis, diretor geral da Yamaha Motor Racing, diz que entre os objetivos da equipe para 2022 está o de ter dois pilotos lutando com força pelos títulos de construtores e equipes, apesar da concorrência acirrada dos outros fabricantes, e esses trabalhos começam já nos testes. “Com Fabio e Franky dirigindo nossas M1 apoiados por nossa equipe e engenheiros de primeira classe no Japão e na Europa, estamos empolgados em começar a testar para nos preparar para a temporada de MotoGP de 2022”, comenta o dirigente. 

Yamaha defende título da MotoGP com mesmo visual de 2021

Para o diretor da equipe, Massimo Meregalli, começar com o título já rende uma pressão adicional para a Yamaha, que já está com foco total na nova temporada: “Temos 21 GPs no calendário e não podemos nos dar ao luxo de ficar muito no passado: precisamos nos concentrar e seguir em frente se quisermos terminar em primeiro novamente”, lembra. 

Yamaha defende título da MotoGP com mesmo visual de 2021

Segundo Mergalli, sua dupla de pilotos é uma das mais fortes da categoria. “Temos muita sorte em tê-los. Tanto Fabio quanto Franco são talentos indiscutíveis, e a pilotagem deles combina com nossa moto. Um deles vai tentar confirmar seu domínio, enquanto o outro está ansioso para mostrar todo seu potencial e sua total recuperação da lesão”. 

Yamaha defende título da MotoGP com mesmo visual de 2021

O atual campeão da MotoGP não esconde a empolgação para retornar às pistas: “Conquistamos o título ano passado e ninguém pode tirar isso de mim, mas a partir do primeiro dia de pilotagem da nova temporada nada disso importa mais. A conquista do título ficou no passado, agora temos que nos concentrar no campeonato deste ano”, comenta Quartararo. 

Yamaha defende título da MotoGP com mesmo visual de 2021

Para o francês, a tendência é ter uma temporada ainda melhor do que a de 2021 com a realização das sessões de testes: “Ano passado quase não fizemos nenhum teste de pré-temporada devido à pandemia. Este ano já tenho um ano de experiência com a equipe de fábrica e sabemos trabalhar em conjunto, conhecemos nossos pontos fortes e onde podemos melhorar”, finaliza. 

Já Morbidelli, que fará sua primeira temporada completa na equipe de fábrica da Yamaha, lembra das dificuldades que teve em seu retorno no ano passado após a lesão: “Precisei mostrar força mental enquanto trabalhava para melhorar minha física, e não foi fácil, mas o trabalho do ano passado será benéfico para mim no início deste campeonato”, afirma o piloto italiano, que não esconde sua empolgação para este ano. 

Yamaha defende título da MotoGP com mesmo visual de 2021

“Mal posso esperar para começar a pilotar a moto de 2022 agora que meu joelho está em melhores condições, e quero ver como continuará o meu progresso. Também estou ansioso para ver toda a equipe novamente nos testes. A atmosfera ano passado foi muito boa, então quero ver quais passos podemos dar durante os testes”, conclui. 

Os primeiros trabalhos da equipe oficial começam neste sábado em Sepang, com os testes oficiais na Malásia. Ao longo da semana a moto de 2022 já foi colocada à prova no shakedown pelo piloto de testes Cal Crutchlow. 

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado