Nova Valeo elétrica foi revelada
Notícias

Valeo revela sua primeira moto elétrica

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 14/01/2022
  • Por: Redação

A multinacional francesa Valeo acaba de entrar no mercado de motos elétricas com um motor equivalente a uma convencional 125 cm³. O principal objetivo da marca é entrar no mercado asiático, atendendo inúmeras marcas que atuam no continente.

Em sua participação no CES 2022 de Las Vegas, evento internacional dedicado aos mais recentes produtos eletrônicos, a Valeo mostrou suas propostas sob o tema ‘revolução na mobilidade’, entre as quais está o seu primeiro motor para motocicletas elétricas, visando facilitar a entrada de novas marcas neste nicho.

Pacote eletrônico avançado na nova Valeo elétrica

O protótipo apresentado no Estados Unidos destaca-se pelo motor compacto e leve, com apenas 17 kg, incluindo a transmissão e componentes eletrônicos. Trata-se de um propulsor elétrico de 48 Volts, arrefecido a ar e controlado por um software sofisticado. A unidade de 6 kW (8 cv) é a mesma já usada pelo Citroën Ami (um elétrico de dois lugares para o qual não é preciso ter habilitação para dirigir), podendo alcançar 12 kW em aceleração máxima.

Na moto em si mesma não houve muito trabalho, uma vez que é utilizada a mesma base ciclística da Super Soco TC Max. Nessa estrutura, a Valeo aplicou este motor, sendo depois pintada na cor verde.

Em comunicado oficial, a empresa francesa assegura que “mais de 90% da potência gerada pelo motor elétrico desta máquina chega à roda traseira, enquanto em um motor de combustão interna, esse valor é de apenas um terço”.

A Valeo pretende vender a ideia de trata-se de um veículo confiável e económico, ideal para mercados como o Sudeste Asiático. Como já é sabido, nessas regiões grande parte da população desloca-se de scooter e motociclos com pequenos motores, mas é um mercado exponencial, tendo em conta que só na Indonésia no ano de 2020 foram comercializadas 3,66 milhões de motos e scooters. A Valeo também espera contribuir na luta contra a poluição, especialmente nas cidades mais populosas da região.

  • Nova Valeo elétrica foi revelada

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado