IMG-7341
Especiais

Centro Cultural Movimento resgata a história do motociclismo

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 12/11/2021
  • Por: Isabel Reis

O Centro Cultural Movimento, na cidade de Socorro, SP, foi inaugurado ontem e resgata a história do motociclismo no Brasil. Seu curador é o jornalista Carlãozinho Coachman, que durante muitos anos foi o diretor de redação da MOTOCICLISMO. Hoje ele é um colaborador fixo, com a sua coluna Motostory, mostrando a cultura da motocicleta e dos seus heróis, ao longo do tempo.

A abertura foi repleta de emoções. Até esta que vos fala deixou rolar as lágrimas, pois acompanhei de perto o esforço de Carlãozinho para realizar o seu sonho. Que foi realizado, de criar um museu da motocicleta em nosso país. Tempos atrás, ele procurou o famoso arquiteto Ruy Otake, que fez o desenho de um museu belíssimo e moderno. Mas esse projeto ficará para outra fase!

Nesta, de agora, você poderá ver um museu muito completo, montado em uma antiga e charmosa estação de trem restaurada, que manteve sua arquitetura original de 1909. Até a primeira capa da revista MOTOCICLISMO está exposta lá, no acervo. Grande orgulho para nós, de fazer parte dessa história. Assim como também estão expostas dezenas de motocicletas antigas, troféus belíssimos dos nossos pilotos, incluindo um do Moto de Ouro, nossa tradicional premiação.

Foi o passado que nos trouxe a este presente pujante, de um mercado que caminha para cerca 1,14 milhão de motos vendidas só este ano (segundo a Abraciclo). Os nossos reis das pistas, como Denísio Casarini, Tucano, Alexandre Barros, Pedro Bernardo Raymundo “Moronguinho”, Jorge Negretti e tantos outros, ajudaram a mostrar toda a emoção do mundo das motos. No museu, podemos acompanhar a saga desses ídolos e ver até as roupas e os equipamentos de pilotagem utilizados ao longo de um século.

É muito fácil chegar em Socorro, que fica a 150 km da capital paulista. Estradas ótimas, a maioria com várias pistas. Por isso que muitos motociclistas já passeiam por lá nos fins de semana e feriados. E também os ciclistas, que usam as trilhas da região para pedalar pela natureza. Com a inauguração do Centro Cultural Movimento, surge agora um motivo bem mais forte para visitar esta bela cidade.

O seu acervo de motos mostra alguns modelos incríveis do começo do século passado, como uma BMW R35, de 1938, utilizada pelo exército alemão na Segunda Guerra Mundial, além de uma Triumph Type H, de 1915, que mais parece uma bicicleta, utilizada na Primeira Guerra Mundial. Por sinal, na parte de bicicletas também há várias raridades, incluindo uma Caloi 10, lançada em 1976.

Programe-se! O Centro Cultural Movimento fica na Praça Rachid José Maluf, 83, em Socorro, SP. O ingresso custa apenas R$ 20. Horário de funcionamento: quartas e quintas das 10h às 18h, sextas e sábados das 10h às 20h e domingos das 9h às 17h.

Mais informações no site: www.centroculturalmovimento.com.br.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado