Testamos a nova Yamaha Fazer 250 2022
Testes

Yamaha Fazer 250 2022, uma urbana de respeito

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 27/10/2021
  • Por: Redação

A nova Yamaha Fazer 250 é uma motocicleta perfeita para o uso urbano. Desde que ganhou esse novo design, o modelo tem conquistado a admiração dos motociclistas que querem uma máquina forte, econômica e ágil para realizar as manobras que o trânsito das grandes cidades exige. E esse é o caso da Fazer FZ25 2022.

Um dos destaques é o novo chassi, que trouxe algumas melhorias para a versão 2022. A posição de pilotagem também foi modificada e melhorou muito em relação à sua antecessora. Mas, vamos explorá-la por completo. Primeiramente, vamos falar do motor de 249 cm³ que já é bem conhecido do público e não teve alterações. Com pistão forjado em alumínio e cilindro revestido em cerâmica, ele entrega durabilidade e uma boa economia para motocicletas desta categoria.

A MOTOCICLISMO rodou com ela pelas ruas de São Paulo para testá-la em um ambiente desafiador e próximo do que é a realidade de quem usa o veículo de duas rodas como meio de transporte. Passamos por locais conhecidos e bastante movimentados, como as avenidas Brigadeiro Faria Lima, no Itaim Bibi; Morumbi, Marginal Pinheiros; entre outras. Quem conhece o congestionamento da capital paulista sabe que essas regiões são movimentadas o tempo todo, e a nova Fazer FZ25 ABS 2022 se saiu muito bem neste teste.

Frenagem e ergonomia da nova Fazer 250

A Yamaha Fazer FZ25 possui sistema ABS nas duas rodas, o que evita o travamento das rodas em frenagens bruscas ou em baixa aderência. Em dias de chuva, o sistema ajuda bastante na segurança do piloto, garantindo maior controle na pilotagem, bem como na previsão das paradas. É a única da sua categoria que vem com ABS de série. O disco hidráulico tem sistema antibloqueio, com 282 mm no freio dianteiro e 220 mm no traseiro.

Conforme citamos acima, a moto oferece uma posição de pilotagem melhorada se comparada com a versão anterior, combinando conforto e esportividade para a rotina diária. O lampejador do farol também ganhou um novo local.

Carenagem atualizada e outros detalhes

Outro destaque da máquina é a sua nova carenagem frontal, que vem com luz de rodagem diurna em LED (DRL), o que facilita a visibilidade da motocicleta em condições de luz natural, além de um farol com projetor de LED de última geração, que garante maior amplitude de luminosidade. Lanterna traseira de LED e tomadas de ar pintadas na cor da moto ajudam a dar um tom mais agressivo e esportivo a ela.

Atenta às novidades tecnológicas, a Yamaha inovou neste modelo e lançou um manual interativo, que possibilita o acesso através de um QR Code para facilitar a consulta às informações completas da moto.

Características do motor

Vamos nos aprofundar sobre o motor da Yamaha Fazer FZ25. Ele é do tipo SOHC monocilíndrico, de 249 cm³, com duas válvulas, 4 tempos, refrigeração a ar e injeção eletrônica. Pode ser abastecido com gasolina ou etanol. Sobre a potência, ele gera cerca de 21,3 cv (8.000 rpm) e torque de 2,1 kgf.m (6.500 rpm) a gasolina, enquanto que com etanol, chega a 21,5 cv (8.000 rpm) e torque de 2,1 kgf.m (6.500 rpm).

A suspensão dianteira vem com garfo telescópico, alcançando um curso de 130 mm (suspensão) / 130 mm (roda), enquanto a traseira chega com uma balança tipo Monocross, com um curso de 44 mm (suspensão) / 120 mm (roda). O câmbio permanece o mesmo, com sistema de transmissão manual e 5 velocidades.

Em relação às dimensões, a nova Fazer 2020 tem 2015 mm de comprimento, 770 mm de largura e 1070 mm de altura. Os pneus são do modelo Pirelli Sport Demon, sendo que o dianteiro mede 100/80 – 17 MC 52H, e o traseiro 140/70 – 17 MC 66H. Ela pesa 149 kg em orem de marcha, com capacidade do tanque de 14L, com 3,2L de reserva. A distância entre eixos é de 1360 mm, e a altura do assento é de 790 mm.

Terceira mais vendida no país

A Yamaha continua em segundo lugar entre as marcas de motos mais vencidas no país, com 19.903 unidades comercializadas até setembro deste ano, segundo dados da Fenabrave. A Fazer 250 é a terceira motocicleta mais emplacada do Brasil no segmento City, perdendo para os modelos Honda CG 160 e CB 250F Twister, primeiro e segundo lugares, respectivamente. O preço sugerido para a moto da marca dos diapasões é de R$ 19.490, e pode ser alterado devido ao estado e condições do frete.

  • Testamos a nova Yamaha Fazer 250 2022

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– 
Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

Uma coisa é certa: eu me diverti bastante pilotando a nova Yamaha Fazer FZ25! Não perca a próxima edição da revista MOTOCICLISMO. Nela publicaremos ainda mais detalhes do nosso teste com essa urbana de respeito e também outras fotos iradas. Boa leitura!

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado