Quem tem motos clássicas na garagem tem que saber cuidar das raridades para mantê-las em bom estado de conservação
Especiais

Amante das motos clássicas? Saiba como cuidar da sua raridade

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 11/10/2021
  • Atualizado: 13/10/2021 às 8:22
  • Por: Redação

Você tem uma motocicleta clássica, mas não sabe como cuidar dela? As motos clássicas são objetos de desejo de muitos brasileiros, e para conservá-las é necessário seguir diversas diretrizes.

Para te ajudar nessa missão, separamos cinco dicas essenciais para cuidar cada vez melhor de sua clássica.

Confira a seguir!

Motos Clássicas: verifique o óleo do motor

Como em qualquer tipo de veículo, a lubrificação do motor também é muito importante no caso de motocicletas antigas, pois a manutenção adequada deste item faz com que todos os componentes do motor funcionem bem, evitando atritos, além do calor excessivo. A seleção do tipo de lubrificante também é fundamental, já que existem óleos específicos para motores de 2 e 4 tempos.

Motos clássicas exigem cuidados com a bateria

A bateria é outro dos componentes relevantes da sua moto que você deve verificar. Para estar em bom estado, dependerá, em grande medida, de seguir ou não algumas destas dicas:

  • Se você vai ficar sem usar sua motocicleta por um longo período, é melhor retirar a bateria e mantê-la limpa com terminais engraxados, verificando a carga de vez em quando,
  • Caso a moto será usado poucas vezes, de vez em quando deve movê-la, fazendo um pequeno passeio por cerca de meia hora.
  • Se tiver que trocar a bateria, é melhor ir a uma oficina especializada, que tenha profissionais que recomendem o modelo que você precisa e façam a montagem correta.

Pneus

Além das inspeções periódicas indicadas pelo fabricante, lembre-se de verificar seu estado geral, ou seja, profundidade das ranhuras, pressão, e se apresentam rachaduras ou cortes.

Freios

No caso de algumas motocicletas clássicas, você terá que verificar os discos, almofadas e fluido, além do o sistema de sapatas, bem como o tambor localizado no eixo traseiro. Recomenda-se limpar essas peças a cada 10.000 quilômetros aproximadamente, embora seja em sua oficina confiável o local ideal para especificarem quando você deve trocá-los.

Quem tem motos clássicas na garagem tem que saber cuidar das raridades para mantê-las em bom estado de conservação

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– 
Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

Corrente

É recomendável verificar se a corrente da motocicleta está bem apertada, limpá-la e engraxá-la. Você também terá que analisar a condição da coroa e do pinhão. Fora tudo isso, aconselhamos que você guarde sua motocicleta em uma garagem. Se você não costuma tirar muito de lá, além de seguir os conselhos que citamos acima, você deve cobri-la para evitar que entre pó e, por fim, deixá-la sobre um cavalete para que as rodas não deformem.

Agora que você já sabe como cuidar melhor de sua clássica, nos responda nos comentários: você é daqueles que gosta de deixa-la no cavalete para ficar admirando ou curte coloca-la na estrada? Independentemente de sua resposta, o que vale é curtir a paixão por motos!

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado