Aprilia_Tuareg_660_2-motociclismoonline
Notícias

Aprilia Touareg 660 chega para reinar entre big trails médias

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 05/08/2021
  • Por: Alexandre Nogueira

A Aprilia finalmente revelou sua moto aventureira de média cilindrada, a Tuareg 660, que chega pronta para enfrentar diretamente a Yamaha Ténéré 700, com pretenções claras de dominar a categoria.

A Aprilia apresentou a Touareg 660 como conceito durante o Eicma 2019. A nova máquina aventureira da Casa de Noale é alimentada por uma versão refinada do motor bicilíndrico paralelo de 659 cm³ já apresentado na RS 660 e Tuono 660, as mais recentes armas da Aprilia para as categorias supersport e naked. Para a Touareg 660 o moderno motor bicilíndrico foi ajustado internamente para favorecer o torque nas baixas e médias rotações, o que ajuda a enfrentar a luta contra o fora de estrada, além de transportar a bagagem extra dos aventureiros mais ousados que encaram longas jornadas.

Veja também:
Como anda a Triumph Trident 660 que deve chegar ao Brasil em 2022
Yamaha Fazer 250 ganha versão inspirada na MotoGP
Renovada, Honda Africa Twin é nova referência do segmento

A potência máxima agora é de 78,9 cv, cerca de 6,5 cv a mais que a rival japonesa Yamaha Ténéré 700, com um torque máximo de 7,13 kgf.m. Na parte eletrônica, a nova Aprilia Tuareg 660 obviamente chega bem armada com o sistema APRC que inclui quatro mapas de motor, mapas de condução (dois personalizáveis sendo um para off road), controle de freio motor, controle de tração, piloto automático e ABS, que pode ser desligado em ambas as rodas ou apenas na traseira, tudo gerenciado através do painel TFT colorido de cinco polegadas de alta visibilidade.

O chassi é tipo tubular de aço que usa o motor como parte da estrutura, fixado em seis pontos para garantir a máxima rigidez ao enfrentar estradas esburacadas. Para os serviços de suspensão foi adotado um garfo invertido com tubos de 43 mm na dianteira e um monoamortecedor com links ligados à balança traseira, ambos oferecendo 240 mm de curso e algum nível de ajuste. A Aprilia Touareg 660 pesa 187 quilos à seco, e o tanque de combustível é capaz de embarcar 18 litros, tornando-a apta a cobrir grandes deslocamentos entre os abastecimentos, graças a eficiência comprovada dos motores bicilíndricos de média cilindrada.

A ergonomia proporciona uma posição de pilotagem bem ereta e relaxada e torna a Touareg 660 bastante acessível com a altura de assento inferior a 860 mm (15 mm menor que o Ténéré), atendendo a um amplo espectro de tamanhos de pilotos. Assista ao vídeo e confira os refinamentos dessa máquina que promete abalar os conceitos da categoria.

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– 
Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

Os preços ainda não foram divulgados, mas com a RS 660 custando por volta de 12.000 euros (R$ 72.780) e a Tuono 660 na faixa de 11.400 euros (R$ 69.160), é bem provável que a Tuareg 660 não custe mais do que isso, um bom motivo para a Yamaha se preocupar.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado