Honda-Biz-e-Alexandre-Cury
Notícias

Honda Biz completa 4 milhões de unidades produzidas

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 10/06/2021
  • Por: Willian Teixeira

Concebida para oferecer praticidade nos deslocamentos urbanos a um baixo custo, a Honda Biz atingiu o marco de 4 milhões de unidades produzidas em Manaus. Ela é uma das motos mais emplacadas do Brasil, sempre figurando nas primeiras posições, sendo que apenas em maio ambas versões contabilizaram 14.591 unidades registradas.

Ao longo de sua história por aqui, ela foi uma das responsáveis por aproximar novos perfis de motociclistas ao universo das motos. O modelo deriva da Honda Super Cub, lançada em 1958 no Japão e que inaugurou a categoria CUB – Category Upper Basic, em português, categoria básica superior.

Honda Biz completa 4 milhões de unidades produzidas
Lançado nos anos 1950 no Japão, Super Cub é o “vovô” da Honda Biz (Divulgação/Honda)

No Brasil, a Honda fez sua estreia no segmento em 1992 com a chegada da C-100 Dream, que era importada para nosso mercado. Porém, o modelo exigia algumas adaptações às necessidades e expectativas de uso dos brasileiros, e por isso a marca da Asa optou por desenvolver um novo modelo para representar o segmento CUB no país, a Honda Biz.

Ela fez sua estreia por aqui em 1998, com o nome C-100 Biz e caracterizava-se pela posição de pilotagem com o condutor sentado, além de ser o primeiro CUB do mundo a oferecer espaço sob o assento para acomodar capacete e pequenos objetos, preservando a premissa de proporcionar economia e agilidade. Da antecessora C-100 Dream ela herdou motor e  câmbio, mas trouxe ao mercado nacional um design diferenciado, com linhas e cores modernas.

Honda Biz completa 4 milhões de unidades produzidas
C-100 Dream, modelo que marcou a estreia da Honda no segmento CUB aqui no Brasil (Divulgação)

Ao longo dos anos, a Biz nunca deixou de evoluir. Em 2005 veio sua primeira grande atualização, com a chegada da Biz 125, dotada de motor de 124,9 cm³. Já em 2009 ela tornou-se o primeiro modelo nacional de baixa cilindrada a receber injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), tecnologia que reduz a emissão de gases poluentes e contribui com a eficiência do motor e economia de combustível.

A C-100 Biz também trouxe a combinação de roda aro 17 e pneu fino na dianteira com aro 14 e pneu largo e alto atrás, proporcionando boa transposição de obstáculos e alta resistência a impactos, contribuindo para melhor estabilidade direcional e segurança nas vias brasileiras, que contam com diferentes tipos de terrenos e alguns buracos. Além disso, com uma menor altura do assento em relação às motocicletas, a Biz favorece o uso principalmente para os iniciantes.

Honda Biz completa 4 milhões de unidades produzidas
Honda C-100 Biz (Divulgação)

Veja também:
Mercado aquecido: vendas de motos seminovas sobem 190%
Conheça as 20 motos mais emplacadas em maio
Licenciamento de motos com placa final 3 vai até junho em SP

Honda Biz completa 4 milhões de unidades produzidas
Honda Biz 100 (Divulgação)

Em 2011, o modelo ganhou versão Flex e a capacidade do tanque aumentou de 4l para 5,5l. Já em 2012, foi lançada a Biz 100 como opção de motoneta acessível, versátil, com baixa manutenção e visual inspirado na irmã maior de 125cm³, mas com a proposta de ser uma opção aos iniciantes no segmento. Já em 2016, a versão de entrada é atualizada com o motor de 110 cilindradas dotado de injeção eletrônica, passando a se chamar Biz 110i.

Honda Biz completa 4 milhões de unidades produzidas
Honda Biz 110i (Divulgação)

Sua mais recente atualização aconteceu em 2018, tanto para a Biz 110i como na 125. Os modelos compartilharam mudanças no design, que as tornou mais atraentes, bem como um novo grupo ótico frontal, freios CBS, painel eletrônico, ampliação do espaço sob o assento, além de tomada 12V.

Alexandre Cury, diretor da Honda Motos (Divulgação)

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– 
Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

Alexandre Cury, Diretor Comercial da Honda Motos, destaca que desde o lançamento foi possível notar que a Biz era um modelo que chegou pra ficar: “Ela revolucionou o mercado e praticamente criou um novo segmento. Hoje, no Brasil, muitas pessoas não identificam o que é uma CUB. Elas conhecem a Biz, um modelo que virou sinônimo da categoria e se notabilizou por um conjunto de atributos como design sempre moderno, versatilidade, facilidade de pilotagem e economia”, comenta o executivo.

Honda Biz 125i (Divulgação)

Atualmente a Honda Biz está disponível nas versões 110i e 125i, sendo a primeira oferecida nas cores branca, cinza e vermelha e com preço que parte de R$ 8.730, enquanto a segunda pode ser adquirida nas pinturas branca, vermelha, prata e marrom, a partir de R$ 10.800, valores sem frete.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado