evolution-line-30th-motociclismoonline
Notícias

Akrapovic comemora 30 anos de história em 2021

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 20/04/2021
  • Atualizado: 21/04/2021 às 8:22
  • Por: Alexandre Nogueira

Fundada em 1991, a Akrapovic celebra seu 30º aniversário em 2021. E apesar de ter apenas 30 anos de vida, as origens desta fabricante eslovena que preza pela alta qualidade e excelência na produção de cada peça datam antes mesmo de sua “fundação oficial”. Isso ocorre porquê anos antes Igor Akrapovic ainda fazia suas peças artesanalmente em uma pequena oficina a apenas um quilômetro da atual sede, localizada na cidade eslovena de Ivancna Gorica.

O fabricante esloveno tornou-se uma das principais referências mundiais na fabricação de sistemas de exaustão para motocicletas e também para automóveis.

Akrapovic: sistema completo otimiza desempenho (Divulgação)

Veja também:
MOTOCICLISMO 280: veja os destaques desta edição
BMW lança programa oficial de seminovas certificadas
Sacramento inicia vendas de capacetes Schubert no Brasil

Igor Akrapovic foi piloto de motocicletas e era o próprio responsável pelo acerto de suas máquinas durante sua carreira, sempre buscando melhorar o desempenho do motor. Com o tempo os outros pilotos perceberam o melhor desempenho de suas motocicletas e começaram a buscar o conhecimento, a experiência e o bom trabalho de Igor.

Igor Akrapovic foi piloto e preparador de motos de competição (Divulgação)

Com uma paixão exacerbada pela tecnologia e o esmero de seu trabalho, Igor Akrapovic viu uma grande oportunidade para criar seu próprio negócio dedicado à fabricação de sistemas de escapamento de alto desempenho. Com a alta tecnologia em perfeita sintonia com a criatividade, seu trabalho logo começa a ganhar uma grande reputação, alavancando o sucesso para que a empresa se tornasse uma das principais marcas de escapamento do mundo.

Akrapovic: alta tecnologia de desenvolvimento e fabricação (Divulgação)

Hoje a Akrapovic tem duas bases de produção na Eslovênia, onde trabalham cerca de 1.300 pessoas, nas instalações da sede localizada na cidade de Ivancna Gorica, que tem sua própria fundição de titânio, um laboratório de metalurgia e um power bank robótico de testes de durabilidade, bem como departamentos independentes dedicados à produção e desenvolvimento de equipamentos para o Mundial de Superbikes e o MotoGP. Todo o processo de fabricação, desde a confecção dos tubos até a montagem final, é realizado em uma generosa linha de produção localizada em Cnomelj.

Akrapovic comemora seu 30º aniversário com linha numerada (Divulgação)

A Akrapovic busca a máxima perfeição em seus produtos, com uma filosofia de excelência, qualidade e satisfação plena do usuário, investindo constantemente no desenvolvimento e aperfeiçoamento de seus produtos, aplicando novas tecnologias intimamente ligadas às competições, o que é para a marca um cenário ideal para verificar a eficácia do design e dos materiais de seus produtos.

A primeira vitória em competições do certame mundial veio no Campeonato Mundial de Superbike de 1997, com o japonês Akira Yanagawa pilotando uma Kawasaki equipada com um sistema de escape completo Akrapovic, e no ano 2000 viria o primeiro título mundial, também na SBK, desta vez com o piloto Colin Edwards e sua Honda oficial de fábrica.

Akrapovic na Honda de Colin Edwards para o WSBK (Divlgação)

Conforme o próprio Igor Akrapovic declara, “No início eu era responsável por preparar as motos de outros pilotos e usei o que ganhei para poder competir nas corridas. Trabalhar na sintonia das motos me pareceu tão interessante quanto correr com elas, então era apenas uma questão de tempo até que eu conseguisse uma máquina para dobrar tubos. Foi assim que tudo começou. Olhando para trás, estou muito orgulhoso do que conseguimos nessas três décadas, especialmente na competição, porque a corrida é o cenário mais difícil em que um componente tem que provar sua eficácia”.

Akrapovic: sistema para Ducati traz 15 cv de potência (Divulgação)

A Akrapovic conquistou 140 títulos mundiais, em colaboração com equipes de corrida de diversas categorias e competições do motociclismo como MotoGP, WSBK, MXGP, World Endurance Championship, Rally Dakar, o TT da Ilha de Man, as 24 horas de Daytona, e também em competições de carros como as 24 Horas de Nurburgring, as 24 Horas de Le Mans e o DTM.

Akrapovic: sistema automotivo (Divulgação)

O excelente trabalho de Akrapovic foi validado, além dos resultados nas competições, pelas múltiplas premiações e distinções que seus produtos alcançaram graças à alta qualidade de construção. Um dos mais importantes foi o prêmio ponto vermelho, na categoria Design de Produtos, graças ao sistema Evolution Line fabricado em 2014 para a Ducati 1199 Panigale.

Akrapovic: sistema full para a nova Ducati Panigale V4 (Divulgação)

“Desde o início de tudo a visão e a filosofia da empresa permanecem as mesmas: focamos continuamente no desenvolvimento do produto à perfeição, apostando no desenvolvimento, na inovação tecnológica, na mais alta qualidade de fabricação e no uso dos materiais mais avançados. O desenvolvimento e o progresso nos permitiram sempre avançar e procurar novas soluções para otimizar nossos produtos e torná-los ainda mais atraentes para nossos clientes. O desenvolvimento não tem limites porque a tecnologia não para de melhorar”, explica Igor Akrapovic.

Akrapovic: também na categoria rainha MotoGP (Divulgação)

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas redes sociais!
– 
Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

Em comemoração ao seu 30º aniversário, a marca usou toda a sua expertise para dar vida a dois sistemas de exaustão da Linha 30 da Evolution em titânio, fabricados em uma série limitada a trinta unidades, para a Kawasaki Ninja ZX-10RR e ZX-10R e para a Ferrari F8 Tribute. Vida longa à Akrapovic!

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado