BrasileiroEnduro2020_LoandoAnton_Etapa3_CreditoDines Zamai_MundoPress
Competições

Itapema (SC) recebe abertura do Brasileiro de Enduro

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 26/02/2021
  • Por: Willian Teixeira

Com promessa de grandes disputas, o Brasileiro de Enduro terá suas primeiras provas realizadas neste final de semana. Pilotos de 17 categorias iniciam a caminhada rumo ao título na região de Itapema, em Santa Catarina, palco da abertura do certame, que ainda contará com etapas em Nova Bréscia (RS), Penha (SC), Patrocínio (MG), Aracruz (ES), uma cidade de Goiás a ser definida e em Mairiporã (SP).

*Atualização: a abertura do Brasileiro de Enduro foi adiada por conta do lockdown em Santa Catarina em virtude da pandemia do coronavírus. A prova será realizada em 10 e 11 de abril, data sujeita à confirmação.

Maurício Brandão, promotor da competição, afirma que existem grandes expectativas para a abertura do campeonato. “O esporte cresce a cada ano e é muito gratificante manter nossa evolução mesmo em tempos difíceis, marcados pela pandemia do coronavírus”, comenta o dirigente.

Brasileiro de Enduro terá sete etapas em 2021 (Dines Zamais/Mundo Press)

A exemplo dos cuidados adotados em 2020, os quais possibilitaram a plena realização do campeonato em época de pandemia, os protocolos de prevenção ao coronavírus serão rigorosamente seguidos em todas as disputas do Brasileiro de Enduro. A organização permitirá acesso ao evento apenas a pessoas testadas e credenciadas, além de medir a temperatura dos presentes e exigir o uso de máscaras de proteção, de álcool gel e o distanciamento físico.

O percurso da etapa inaugural do Brasileiro de Enduro terá aproximadamente 45 quilômetros, com três trechos cronometrados (especiais). Os pilotos completarão três voltas por dia no circuito. O Cross Teste Honda traz 3,5 km em trilhas abertas e locais de pasto e com cascalho, bem ao estilo das provas de cross country. O Enduro Teste TM/DYVA, com 3 km, apresenta pasto e terreno arenoso, incluindo trechos de reflorestamento de pinus. Largando de um gramado, o Enduro Teste KTM tem bela vista para o mar e é uma especial mais aberta, com muitas subidas.

Bruno Crivilin, da Honda Racing (Dines Zamai/Mundo Press)

Estrelas do Brasileiro de Enduro, os pilotos estão em contagem regressiva para o início da temporada 2021. A Honda, patrocinadora do campeonato, traz novamente a sua equipe oficial, a Honda Racing – que no ano passado foi campeã em todas as classes que disputou. Bruno Crivilin (classe E1), Gabriel Soares (E2) e Bárbara Neves (EFeminina) defendem os títulos de suas categorias, enquanto Vinícius Calafati, atual campeão da E3, encara novo desafio na E1.

Rômulo Bottrel, da equipe Pro Tork (Dines Zamai/Mundo Press)

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas redes sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

O time oficial da TM tem como destaques Victor Borges (E3) e Fernando Pereira, o Juruna, que estreia na E1, enquanto a novidade da equipe de fábrica da MXF, o MXF Enduro Team, é Patrik Capila, de volta à classe EJ (Júnior). Os experientes Rômulo Bottrel (classe E2) e Loandro Anton (E1) defendem o time Pro Tork.

A equipe MCorse terá o atual campeão da EAmador, Fabrício Theiss, pela primeira vez na E2. Ele será companheiro de Felipe Legarrea, confirmado na E4 (com exceção da prova de Itapema, onde o piloto atuará na organização). Maior equipe amadora do enduro nacional, a mineira Q4 confirmou a presença de oito pilotos na competição.

Calendário – Brasileiro de Enduro 2021
1ª prova – 27 e 28/2 – Itapema (SC)
2ª prova – 10 e 11/4 – Nova Bréscia (RS)
3ª prova – 15 e 16/5 – Penha (SC)
4ª prova – 12 e 13/6 – Patrocínio (MG)
5ª prova – 11 e 12/7 – Aracruz (ES)
6ª prova – 7 e 8/8 – Em definição
7ª prova – 26 e 27/9 – Mairiporã (SP)

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado