DSC_0040
Testes

BMW F 850 GS Rally: da trilha enlamaçada para a noite de gala

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 07/10/2020
  • Atualizado: 08/10/2020 às 21:33
  • Por: Alexandre Nogueira

BMW F 850 GS Rally segue com o formidável legado aventureiro das irmãs maiores e oferece muita competência no off-road, sem deixar de ser ágil no asfalto. Em qualquer das situações, o piloto anda com muito conforto. Se você tiver vontade de ir além do horizonte sobre uma moto, a F 850 GS Rally pode levá-lo sem esforço.

O design é moderno e suas linhas chamam a atenção. Os vincos são perfeitamente combinados com ângulos e recortes. Esse desenho também foi concebido para oferecer maior proteção aerodinâmica ao piloto. Ele fica muito bem encaixado e protegido do vento, melhorando a experiência na pilotagem.

Fotos: Alexandre Nogueira

Veja também:
Confira mais um Resumo MOTOCICLISMO
Honda CB125F 2021 está ainda mais econômica
Veja as 20 motos mais emplacadas em setembro

A ergonomia é outro ponto forte da BMW F 850 GS Rally. Isso ocorre na pilotagem sobre o banco em passeios tranquilos, com passageiro na garupa. Ou acontece nas aventuras com o piloto sozinho, de pé sobre as largas pedaleiras de alumínio. O banco Comfort é macio e confortável para os dois ocupantes e não causa cansaço, mesmo depois de muitos quilômetros rodados.

A BMW oferece kit especial para diminuição da altura do banco e assim privilegiar os pilotos de menor estatura. Os manetes de freio e embreagem reguláveis ajudam na customização da posição de pilotagem. O para-brisa, com dois ajustes manuais de altura, e os protetores de mãos aumentam o conforto e a proteção contra intempéries.

O farol assimétrico é característico de alguns modelos da BMW. Outro item que assina a F 850 GS Rally é a iluminação full LED, garantindo maior visibilidade por onde quer que se vá.

A ciclística é empolgante e traz ótima estabilidade, o chassi é do tipo dupla trave e tem o motor como parte estrutural, aumentando a rigidez torcional e robustez do conjunto. Essas características favorecem a estabilidade e o controle na pilotagem.

O conjunto de suspensões é composto por bengalas invertidas de longo curso (230 mm) na dianteira. Atrás, a balança de alumínio é monoamortecida e tem 215 mm de curso. O amortecedor tem ajuste de retorno hidráulico e pode ser regulado eletronicamente para acerto da pré-carga da mola. Esta configuração lhe confere uma capacidade ímpar de empolgar na tocada, seja por estradas sinuosas, com ótima estabilidade, ou por caminhos offroad, absorvendo qualquer impacto com precisão e eficiência.

As rodas raiadas de aro 21 polegadas na dianteira e 17 na traseira vestem os pneus sem câmera e garantem mais robustez e durabilidade. Isso ocorre inclusive em utilização off road, permitindo encarar todo tipo de desafio.

O sistema de freio é poderoso: duas pinças de duplo pistão na dianteira “mordem” discos de 305 mm de diâmetro. Essa característica, associada ao ABS Pro, oferece potência e tato excelentes, tanto em asfalto aderente, como sobre terra. Na traseira o disco tem 265 mm e a pinça é de pistão simples, contribuindo com o bom funcionamento nas frenagens. O ABS é comutável para facilitar a tocada na terra.

O motor de dois cilindros e 853 cm³ é capaz de render 80 cv de potência e 9 kgf.m de torque máximos, suficientes para ter a força que você precisa para se “atirar” na estrada ou se aventurar por terrenos inóspitos. Basta ligar o motor e escutar o ronco, para você se sentir envolvido pela aura GS. Os dois cilindros estão sempre dispostos e respondem rápido ao giro do acelerador, com baixo nível de vibração por conta dos dois eixos balanceiros ligados ao virabrequim.

Os recursos eletrônicos são abundantes e refinados. Com eles é possível deixar a entrega e controle de potência e torque do jeito que o piloto preferir. Basta selecionar o modo de acordo com a situação ou gosto. Rain, Road, Dynamic e Enduro são as opções disponíveis de série.

A F 850 GS Rally tem o modo Enduro Pro como opcional, com ajustes automáticos sobre aceleração, controle de tração e ABS para pilotagem off road mais agressiva. Isso permite derrapagens insanas tanto nas acelerações como nas frenagens.

Todos os ajustes eletrônicos são facilmente acessados pelos comandos dos punhos e a interface é muito simples e intuitiva para se chegar aos ajustes possíveis.

A embreagem assistida e deslizante garante maciez no acionamento do manete e maior estabilidade nas reduções de marchas mais bruscas, evitando o bloqueio da roda traseira nesta situação.

Toda a tecnologia da F 850 GS Rally a deixa apta para desafios intermináveis. A tecnologia embarcada no modelo conta com Quickshifter bidirecional, controle de tração DTC (Dynamic Traction Control), ABS Pro, manoplas aquecidas, ajuste dinâmico da suspensão traseira (Dynamic ESA), sistema keyless (partida sem chave), luz de posição diurna DRL (Day Running Light), monitoramento de pressão dos pneus, piloto automático, piscas em LED e sistema de conectividade BMW Motorrad Connectivity.

A BMW produz a família GS em Manaus com um rigoroso controle de qualidade, e apenas neste mês de outubro, a marca alemã tem a proposta que você precisava para conquistar a sua BMW F 850 GS: R$ 59.750 à vista, financiamento com taxa especial de 0,69% a.m. no BMW Select, emplacamento grátis e 3 revisões pagas, além de 3 anos de garantia de fábrica.

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas redes sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado