IMG_7427
Especiais

Programa traz facilidades para motofretistas em SP

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 24/09/2020
  • Por: Willian Teixeira

O programa Motofretista Seguro foi apresentado pelo governo do estado de São Paulo no início da semana como uma das ações pela Semana Nacional do Trânsito, que segue até dia 25. A iniciativa visa construir uma rede de proteção para a categoria, oferecendo crédito, regularização de documentos, facilidades de financiamento e capacitação aos profissionais.

Com o novo programa, a classe contará com benefícios para aquisição de equipamentos de segurança essenciais para a prática do trabalho. Segundo o governo estadual, cerca de 25 mil motofretistas serão contemplados com a novidade.

Programa Motofretista Seguro traz facilidades em SP
Delivery de comida teve alta exponencial durante a pandemia (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Veja também:
Projeto quer zerar IPI para motociclistas de aplicativos
Opinião: regulamentação dos corredores avança, mas não evolui
MOTOCICLISMO 273: veja destaques desta edição

Durante a pandemia do novo coronavírus, a procura por delivery teve um crescimento exponencial, assim como o ingresso de novos motofretistas para prestar esses serviços, muitos por conta do aumento do desemprego. Com isso, passaram a utilizar a motocicleta para entrega e distribuição de encomendas como complemento de renda.

Como funciona o Motofretista Seguro

O objetivo da ação é atender tanto os profissionais que necessitam adequar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para o exercício da atividade, com a regularização de documentos, realização do curso de formação e atualização, oportunidade de práticas de aperfeiçoamento, como auxiliar com linhas de crédito especiais àqueles que precisam renovar seu veículo ou adquirir novos equipamentos de segurança.

Programa Motofretista Seguro traz facilidades em SP
Com o Motofretista Seguro, categoria terá acesso a crédito para compra de motos e equipamentos, além de capacitação e regularização de documentos (Fotos Públicas)

Liderada pelo Detran.SP, a ação criará as condições para a regularização da habilitação e do veículo, além de uma formação adequada para os profissionais, permitindo que prestem serviços de maneira mais segura. O Programa conta com recursos públicos oriundos da arrecadação de multas e a ação terá o apoio de parceiros, como SindimotoSP, Banco do Povo Paulista e Sindicato das Autoescolas (CFC).

Como participar

Os motofretistas que precisam regularizar a situação da CNH, devem se inscrever no programa, por meio do site www.motofretistaseguro.sp.gov.br e ingressar no curso de formação desenvolvido pelo Detran. Além disso, é preciso cumprir alguns requisitos, como:

• Idade mínima de 21 anos;
• Ter CNH;
• Exercer atividade remunerada.

Os condutores que já estão com a CNH regularizada, poderão ter acesso a linhas de crédito especiais junto ao Banco do Povo Paulista e o Sebrae para aquisição de motos (R$ 8,1 mil) e equipamentos (R$ 3 mil), além de condições diferenciadas de financiamentos com empresas parceiras do Programa.

Motoboys participam de manifestação em São Paulo (Roberto Parizotti/Fotos Publicas)

Os condutores que realizaram cursos de formação há mais de cinco anos poderão contar ainda com a reciclagem da formação. Interessados devem preencher seu cadastro no portal www.motofretistaseguro.sp.gov.br e seguir as orientações.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado