RDUR7397
Especiais

De moto, vamos vivendo o novo normal a todo vapor!

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 01/09/2020
  • Atualizado: 02/09/2020 às 16:17
  • Por: Ismael Baubeta

A pandemia está longe de terminar, a vacina salvadora ainda parece longe . Só nos resta proteger-nos para seguir em frente com saúde e bem. E mesmo com este cenário nebuloso, agora chamado de “novo normal”, os negócios que sobreviveram parecem estar retomando o fôlego, embora muito aquém do que a economia demonstrava possível antes da Covid-19.

Nosso exemplo não poderia ser outro que o mercado de motocicletas, que em julho emplacou 85.166 motocicletas, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), número 85,58% maior que o de junho, quando ainda se iniciava a flexibilização do distanciamento social, mas só 5,43% menor que o mesmo mês do ano de 2019, quando nem se suspeitava da possibilidade de uma pandemia.

Opinião: novo normal a todo vapor - de moto!
Emplacamentos encolheram apenas 5% em julho, quando comparados a 2019, ano sem pandemia (Renato Durães)

Os meses de paralisação detonaram as vendas de motos, a prova disto é que no acumulado dos sete primeiros meses do ano a queda nas vendas foi de 29,79%, segundo a Fenabrave.

O que quer dizer?

Isto mostra que a motocicleta é uma alternativa múltipla de possibilidades. Veja, com o aumento exponencial dos serviços de entregas, não só quem perdeu seu emprego viu na moto uma possibilidade de subsistência, como também para quem quer sair do transporte público e evitar aglomerações, para evitar contato com o maldito vírus.

Por outro lado, o cenário abriu uma oportunidade, muito bem aproveitada por uma startup paulista, a Mottu, que iniciou suas atividades de aluguel de motos para entrega com custo accessível, uma alternativa importante para quem ainda não pode comprara sua moto.

Opinião: novo normal a todo vapor - de moto!
Mottu aluga motos de baixa cilindrada, como a Honda Pop 110i, e ainda oferece outros equipamentos ao motociclista (Divulgação)

A moto e o “novo normal”

As fábricas também retomaram seus lançamentos apostando na retomada e o público parece estar mais atento a este meio de locomoção, mais rápido, limpo e divertido.

Não há dúvidas que a motocicleta vai ter um novo papel na vida das pessoas, seja como tábua de salvação econômica ou como meio de transporte para evitar o contágio, ela já faz parte do “novo normal” e os números de emplacamentos ainda vão nos confirmar isto.

Opinião: novo normal a todo vapor - de moto!
Tiger 900, novidade apresentada pela Triumph durante a pandemia (Divulgação)

O mais importante para o segmento, que os motociclistas de carteirinha já sabem, é o legado que a motocicleta vai deixar, porque quem entra no mundo da motocicleta dificilmente o abandona, pode apostar!

Opinião: novo normal a todo vapor - de moto! Ismael Baubeta

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas redes sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado