capa
Notícias

Nova geração da Yamaha MT-03 chega ao Brasil

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 01/09/2020
  • Por: Alexandre Nogueira

A nova geração da Yamaha MT-03 acaba de chegar ao Brasil, trazendo um novo visual e melhores especificações, mantendo a essência do DNA Master of Torque.

Acompanhando a “irmã maior” MT-09, a nova MT-03 quer continuar na liderança da categoria naked média premium, com seu design de personalidade marcante e agressivo, e o desempenho inigualável da linha MT Series.

Veja também:
BMW F 900 R e F 900 XR: mesma base, duas versões
Honda apresenta nova Hornet na Índia
Fique bem informado com o Resumo MOTOCICLISMO

Em seu desenvolvimento a Yamaha utilizou o conceito do Steel Bull (Touro de Aço), que exalta o volume e a massa muscular em sua parte dianteira, com as novas entradas de ar em conjunto com o novo tanque, resultando em uma aparência imponente e arrebatadora.

Este conceito de design é chamado pela Yamaha de “visualização de performance”, onde o design por si só transmite a sensação de velocidade, agilidade e leveza, características comuns da MT Series. O design do novo farol total LED foi inspirado na MT-09, com luzes de posição que lembram os olhos de um predador. O tanque de combustível está mais largo e mais baixo para melhorar a ergonomia, promovendo um melhor encaixe das pernas do piloto e aumentando seu apoio durante as curvas.

O painel totalmente digital tem caracteres grandes, indicadores reposicionados e excelente contraste, com um layout limpo e leitura ainda mais fácil e dinâmica, e conta também com Shift Light que pode ser ajustado de acordo com a preferência do condutor, seja na rotação do motor (disponível a partir dos 7.000 rpm), no nível de luminosidade (com três opções), e na forma de acendimento (intermitente ou fixa).

O motor da MT-03 é de alta performance, o mesmo que equipa a YZF-R3, capaz de oferecer respostas rápidas ao acelerador, força em baixas e médias rotações e ainda empolgar nos giros mais altos. O bicilíndrico em linha da MT-03 tem 321 cm³, com duplo comando (DOHC – Dual Over Head Camshaft), 4 válvulas por cilindro, arrefecimento líquido e alimentação por injeção eletrônica, capaz de gerar 42 cv de potência a 10.750 rpm e 3,02 Kgf.m de torque a 9.000 rpm.

Os pistões em alumínio são forjados e o cilindro utiliza tecnologia DiASil Yamaha, uma liga de Alumínio e Silício que proporciona menor vibração, melhor dissipação de calor e ganho em performance.

Esta segunda geração da MT-03 evoluiu no quesito equipamentos e agora vem  equipada com um garfo invertido com tubos de 37mm e curso de 130mm, capazes de garantir um incrível equilíbrio entre leveza, agilidade e desempenho esportivo, já característicos do modelo e que pude comprovar no teste de rodagem na cidade e nas rodovias no entorno da cidade de São Paulo, mais precisamente na Estrada dos Romeiros, deliciosamente cheia de curvas de todos os tipos.

A grande vantagem da suspensão invertida está na maior rigidez do conjunto e sua capacidade de oferecer maior controle e estabilidade na pilotagem, principalmente em entradas de curvas e frenagens. Na traseira, a suspensão da MT-03 utiliza o sistema do tipo Monocross, com balança assimétrica em aço, amortecedor único com sete regulagens na pré-carga da mola e curso 125mm.

O chassi é o mesmo da esportiva YZF-R3, do tipo Diamond com dupla trave superior, que concilia resistência com leveza, proporcionando alta estabilidade e firmeza na pilotagem. O peso da nova Yamaha MT-03 é de apenas 169 kg em ordem de marcha.

A nova MT-03 vem equipada com um competente sistema de freios formado por uma pinça de duplo pistão e um disco ventilado do tipo flutuante com 298 mm de diâmetro na dianteira e um disco ventilado de 220 mm com uma pinça com pistão único na traseira, ambos equipados com ABS. O escapamento do tipo 2 x 1, conta com sistema de Catalizador de 3 vias para redução de emissão de poluentes, e uma câmara de expansão, que reduz ruídos e melhora a performance.

A nova MT-03 estará disponível na rede de concessionárias Yamaha a partir da segunda quinzena de setembro com preço público sugerido de R$ 25.490 mais o frete conforme a região, e são três opções de cores, o cinza fosco Ice Fluo com rodas vermelhas, o clássico azul metálico Racing Blue e o preto metálico Midnight Black. A Yamaha MT-03 2021 conta com quatro anos de garantia de fábrica, a maior da categoria, além da Revisão Preço Fixo Yamaha, permitindo que o cliente saiba exatamente quanto pagará nas revisões periódicas.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado