motociclismo_rioRastro_20191206_193032
Especiais

De moto pela Serra do Rio do Rastro e região

6 Minutos de leitura

  • Publicado: 30/08/2020
  • Por: Willian Teixeira

O principal destino de mototurismo do Brasil: cravada entre curvas e paredões, a Serra do Rio do Rastro é desejo latente de muitos motociclistas. Viajar para longe, explorar, sentir o vento e sentir-se pequeno diante do mundo são sensações comuns de quem passa por ali.

Texto e fotos: Ton Pederneiras

Nosso tour já começou descendo a Serra do Cafezal próximo a São Paulo, agora duplicada sem trânsito e com um belo visual. Seguimos pela maior rodovia federal do Brasil cruzando também a bela e mortal Serra do Azeite para chegar até a entrada da Estrada da Graciosa.

Serra do Rio do Rastro iluminada à noite

Essa estrada merece parágrafo à parte. Em meio à maior reserva de mata atlântica do Brasil, a estrada que era usada pelos tropeiros e suas mulas liga o litoral à serra. Não bastasse ser cheia de curvas, íngreme e calçada de paralelepípedos, o que aterroriza muitos pilotos em dias de chuva, ela é enfeitada de hortênsias azuis. Antes de começar a descida, paramos para fotos no icônico portal barroco à beira da BR-116.

A ponte antiga sobre o Rio Nhundiaquara, em Morretes

Após a descida, cruzamos alguns rios com muitas pedras e alguns banhistas e seguimos até chegar aos casarões de época em Morretes, já no Paraná. A charmosa cidade floresceu à beira do rio Nhundiaquara. Experimentamos lá o tradicional barreado no restaurante Madalozo à beira do rio. A carne é feita em panela de barro e servida com farinha, banana e demonstrada detalhadamente pelo garçom.

Comendo o tradicional barreado no Madalozo, em Morretes

Não é possível passar por Morretes e não comer mais do que se deve. Enquanto nos recuperamos, atravessamos nossas motos de balsa entre Caiobá e Matinhos no litoral para então acessar a Estrada dos Príncipes que nos levou a Joinville, SC. Para jantar no estilo da cidade, comemos em um restaurante alemão com direito a salsichão, joelho de porco e tartar.

Vista do amanhecer nas Serras Catarinenses no hotel Rota dos Cânions

Seguindo para o sul

No dia seguinte trocamos a BR116 pela 101 e de tempos em tempos avistávamos o mar e a imensa ilha de Florianópolis. Paramos para almoçar em uma das praias mais lindas do Brasil: a Guarda do Embaú, onde o rio da Madre não tem pressa de chegar ao mar e cria desenhos com água, areia e gôndolas. Ali almoçamos no Guarda a Gosto e o melhor prato (que não está no cardápio) é o Camarão da Jane – fica a dica! Enquanto o prato era preparado, fizemos uma caminhada até a costa de pedras.

Pé na areia: caminhada pela praia na Guarda do Embaú

São tantos lugares lindos que quase perdemos o foco. Então orientamos o GPS para o Rio do Rastro. Saímos da BR101, em Tubarão, e dai para frente tudo muda. O visual serrano da região parece ter parado um século atrás, tudo é à base de pedra, madeira, vacas e curvas. Após Lauro Müller, SC, as placas para a serra aumentam a ansiedade dos viajantes.

Gôndolas para atravessar o Rio da Madre na Guarda do Embaú

A subida começa discreta e aos poucos as curvas e o relevo vão aumentando. Em pouco tempo estamos pilotando com o paredão perpendicular de pedra a nossa esquerda e o imenso vale à direita. Então começam os cotovelos e ao olhar para cima vemos a estrada subindo como em degraus, serpenteando o paredão. Conforme subimos, mirantes vão aparecendo nos cartões-postais da serra. Lá em cima a expectativa para ver (se a neblina deixar) a estrada. Às vezes é preciso esperar, outras vezes não tem jeito, a serra não se mostra.

Lugar abençoado: visita à Pedra Furada no Morro da Igreja, ponto mais alto da região

Nos hospedamos no hotel Rota dos Cânions, em Bom Jardim da Serra, SC. Um palácio rural entre cânions e araucárias. Da janela dos quartos ou do salão de jantar com lareira admiramos o visual do alto das nuvens onde o tempo parece ter parado, oferecendo uma taça de vinho. Uma vantagem de se hospedar neste hotel é estar a 7 km da serra, propício para voltar à noite e percorrer suas curvas iluminadas. Nessa hora a cerração transforma tudo em um filme fantástico, onde luzes difusas iluminam a névoa e fazem o contorno das motos parecer fantasmas dançando na brisa gelada.

A cerração dá o clima sombrio à Serra do Rio do Rastro

O dia amanhece e a luz preguiçosa da manhã dá vida à paisagem serrana. Cerca de 70 quilômetros de ótima estrada, repleta de curvas e pequenos vilarejos, nos separam de Urubici. A cidade mais alta do Brasil é um parque de diversão para os motociclistas. Em seu cardápio de cartões-postais temos: o Morro da Igreja com a Pedra Furada no ponto mais alto, a Cachoeira do Avencal com mais de 100 m de altura, a belíssima Gruta Nossa Senhora de Lurdes, o posto Serra Azul com tema vintage, o saboroso Paradouro Santo Antonio e a imperdível Serra do Corvo Branco, a maior fenda do mundo com uma estrada dentro. Para chegar a ela o piloto pega uma terrinha, mas o grande desafio é sua descida, íngreme com asfalto péssimo, personalidade do corvo. Na volta a foto clássica entre os paredões.

Entre paredes: a clássica foto da Garganta do Corvo Branco
Passarela de vidro sobre a Cachoeira do Avencal

Churrasco na serra

De volta ao Rota dos Cânions, à noite comemoramos o “raid” serrano com um churrasco gaúcho no celeiro do hotel com direito a sanfoneiro. A comida, bebida, risadas e o choro do acordeão invadem a noite da serra.

Sanfoneiro no churrasco noturno do hotel Rota dos Cânions

Acordamos mais tarde para começar nossa volta sentido São Joaquim, a cidade que se destaca pela produção de vinho e aproveitamos para visitar a belíssima vinícola Villa Francione. O caminho até Lages foi a despedida das inesquecíveis estradas das Serras Catarinenses. A partir de lá a BR-116 ocupou boa parte do dia até Santa Felicidade em Curitiba onde jantamos em suas tradicionais cantinas italianas.

Churrasco noturno no hotel Rota dos Cânions

Último dia, mas a viagem está longe de acabar. Quase 1.300 curvas do Rastro da Serpente nos separavam de São Paulo! A estrada famosa entre os motociclistas possui 250 quilômetros praticamente sem retas, equilibrando-se na crista da montanha. O asfalto é um tapete e quem gosta de pilotagem se divertiu. Em Apiaí, no meio da estrada, a foto é obrigatória sob a placa da serpente. Em Capão Bonito, mais uma edição da placa e mais um bar temático de moto, o Porthal do Rastro da Serpente. Antes de chegar à capital, um cafézinho para as despedidas no Casarão 54.

Foram cinco dias repletos de pilotagem, serras incríveis e sabores típicos do Sul do Brasil. Hortênsias, paralelepípedos, o mar, cânions, araucárias, cachoeiras, pedras furadas, carne, vinho, cantinas, sorrisos de alegria sob os capacetes e muitas curvas. Esses foram os ingredientes da melhor receita de viagem para o principal destino dos viajantes de moto do Brasil.

Renovando as energias: aquela pose para a foto sob o sol da região
Serpenteando: vista da estrada em um dos mirantes da Serra do Rio do Rastro

Agradecimentos: Bieffe Capacetes, HLX, Ideapro Malas, Varella Motos
Viaje com a TRX | www.triumphexperience.com.br


Ton Pederneiras | 11 99512-1382
Tour Guide TRX e jornalista
www.destinoincerto.com.br

Veja outras aventuras de O Destino Incerto:
Descobrindo o centro-oeste brasileiro
De moto na Patagônia argentina e chilena
Conheça o SAS, Saúde e Alegria no Sertões
O Deserto do Atacama sempre surpreende
Ushuaia: chegando ao fim do mundo

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado