Especiais

Opinião: Que exemplo você segue e dá no trânsito?

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 11/08/2020
  • Por: Ismael Baubeta

No trânsito, você é bom exemplo? De que? Ou, melhor, qual é o modelo que você segue quando está no meio do trânsito?

Por: Fredy Tejada

Seguir um modelo é característica do ser humano. O católico tenta espelhar-se em Jesus, o esportista tenta acompanhar seu ídolo, o cientista seguir os passos dos gênios; nossos sonhos, podem resumir-se a tentar alcançar algo ou alguém que serve de exemplo. No trânsito devemos seguir os melhores exemplos.

Incrivelmente, apesar de “racionais”, muitos homens e mulheres seguem na contramão do mais básico quando estão no trânsito, que é a preservação da vida. Nessa categoria estão condutores de veículos, de duas e quatro rodas, basta notar os milhares de mortos no trânsito todos os anos. Atitudes e comportamentos no trânsito que convergem com as estatísticas.

Opinião: Que exemplo você segue e dá no trânsito?
Não é só a responsabilidade pela vida, no trânsito também devemos dar o exemplo.
(Foto: Icetran)

A pergunta

Qual modelo eles estão seguindo? No momento de habilitar-se a preocupação é repetir a orientação do Instrutor do CFC; em ambiente controlado sob a supervisão de um Examinador de Trânsito segue o exemplo dele e você se transforma numa pessoa habilitada a conduzir e comprar uma moto.

Ascendeu a uma nova categoria de cidadão que por mais experiente que seja, continua seguindo um modelo no trânsito. Qual é esse que você segue? Saiba que isso faz toda a diferença. A realidade é que carecemos de bons exemplos à nossa volta. E pior, o trânsito está infestado de maus e péssimos exemplos.

Opinião: Que exemplo você segue e dá no trânsito?
O uso do celular por motociclistas também é causador de acidentes, os aplicativos de entrega aumentaram o uso dos aparelhos (Foto: Freddy Tejada)

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas redes sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

O que se vê no dia a dia das grandes cidades é um universo de motoristas e motociclistas seguindo maus exemplos que causam acidentes e impedem a harmonia entre os diversos atores do trânsito. E você? É um bom exemplo a ser seguido? Sempre?

As crianças e adolescentes invariavelmente seguem o exemplo dos pais; embora os amemos e estejamos dispostos a relevar seus deslizes, no trânsito nem sempre são o melhor modelo.

Opinião: Que exemplo você segue e dá no trânsito?
O seu exemplo é o que, invariavelmente, será seguido. (Foto: IStock)

O que fazer?

Bem, se você leu até aqui é provável que seja uma pessoa consciente da importância de seguir e ser um bom exemplo. Um ótimo exercício é medir, após cada saída com sua moto ou carro, se sua condução contribuiu para um trânsito mais harmônico; a realidade é que poucos têm competência para ser bom exemplo.

Experimente rodar sinalizando todas as mudanças de faixa, de direção, manter-se dentro dos limites de velocidade, manter a distância segura do veículo à sua frente, ceder passagem aos pedestres e ciclistas, parar antes da faixa de retenção, andar no corredor com pouca diferença de velocidade, etc…

Maneirar na velocidade do corredor é uma forma de preservar a vida. (Foto: IStock)

Se você conseguir passar com boa nota neste teste, seu exemplo será uma contribuição fantástica para a harmonia no trânsito. A família e a sociedade agradecem. Aceita o desafio?

Opinião: Que exemplo você segue e dá no trânsito?

Fredy Tejada é engenheiro automobilístico, observador Certificado do Observatório Nacional de Segurança Viária, piloto de trial e instrutor de técnicas off-road.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado