capa
Notícias

Montesa comemora 75° aniversário com exposição

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 09/06/2020
  • Por: Alexandre Nogueira

A Montesa, marca espanhola icônica na categoria trial, comemora seu 75° aniversário, apresentando uma exposição comemorativa em Barcelona, onde mostra 43 motocicletas emblemáticas que formaram a gloriosa história da marca. Esta exposição temporária vai de 9 de junho a 20 de setembro, no Palau Robert, um antigo edifício localizado no Paseo de Gracia, na cidade de Barcelona.

A exposição retrata toda a história da lenda do trial (Divulgação)

A Montesa é uma das mais antigas fabricantes de motos da Espanha , bem como uma das mais antigas do mundo. Foi fundada em 1944 por Pedro Permanyer e Francisco Xavier “Paco” Bultó e se mantém fortemente viva até hoje, como subsidiária da Honda, sediada em Barcelona.

Pedro e Paco se uniram e resolveram fabricar motocicletas, mas com a escassez de materiais sofrida com o rescaldo da Guerra Civil da época, eles abandonaram a ideia de começar o projeto de uma motocicleta do zero e decidiram então copiar um modelo Motobecane B1V2 que Francisco havia dado de presente ao sobrinho. Daí nasceu a A-45, o primeiro protótipo a incorporar a marca Montesa.

Montesa A-45: o primeiro modelo de 1945 era uma cópia da Motobecane B1V2 (Divulgação)

Veja também:
Conheça cinco motos históricas da Harley-Davidson
Marcas realizam ações especiais de vendas em junho
Kawasaki Z900RS Café, estilo e tradição da marca verde

A origem do nome Montesa vem da ordem de cavalaria fundada pelo rei Jaime II de Aragão, associando os cavaleiros motorizados aos cavaleiros medievais da época. O primeiro escudo Montesa mostra um “M” em estilo medieval. A empresa fundada por Pere Permanyer em 1945 tem uma rica história, no campo das corridas e no industrial, graças ao design das emblemáticas motocicletas Brio, Cota e Impala.

Montesa Brio: sucesso nos anos 1940 (Divulgação)

A exposição permite desfrutar ao vivo 43 modelos da histórica linha Montesa, desde as motos originais da década de 1940 até os cinco modelos atualmente em produção.

São 43 modelos expostos (Divulgação)

A apresentação da amostra sob o tema “Montesa, a forja de um mito”, elaborada por Pep Itchart e Santi Ruiz, permite aos visitantes mergulharem em uma jornada cronológica para entender o que a marca significava para a indústria nacional e para a história do motor, na Europa e no mundo. A exposição mostra a importância da pesquisa e do experimento de novos motores e soluções técnicas para diversas disciplinas do motociclismo, sempre utilizando as competições como estrutura de teste, tendo hoje o 12 vezes campeão de trial Toni Bou como piloto de testes e conselheiro da fábrica.

A exposição é dividida em três blocos, com a primeira parte abrangendo o período entre 1945 a 1962, tratando as origens e a associação entre Pedro e Paco, a criação dos primeiros protótipos e a história da Operação Impala.

O Brasil conheceu a poderosa 360 H6 nos anos 1980 (Divulgação)

A segunda parte detalha os anos de 1963 a 1986, época da maior expansão da Montesa, de onde vêm modelos emblemáticos para o motociclismo espanhol como Cappra, King Skorpion, Texas e Cota.

A terceira parte aborda o início do relacionamento entre a Montesa e a Honda , a inauguração de uma nova fábrica em Esplugues de Llobregat para o desenvolvimento de uma gama revolucionária de motores quatro tempos e o sucesso alcançado por lendas esportivas como Doug Lampkin, Laia Sanz, Takahija Fujinami e o 12 vezes consecutivas campeão do mundo Toni Bou.

Montesa Cota 301RR: a moto do 12 vezes campeão do mundo (Divulgação)

A Montesa Honda SA mantém sua capacidade industrial em um centro de produção de componentes para as diferentes linhas de negócios da Honda, mantendo a produção de modelos com enorme prestígio internacional por sua qualidade de construção e desempenho refinado. Atualmente, a Montesa fabrica três modelos Cota e o modelo 4Ride. Para o ano de 2020, a Cota 301RR, que é o modelo principal, é totalmente derivada da moto campeã mundial de 2018 e 2019.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado