2
Notícias

Bimota Tesi H2 será exibida no Japão na Kawasaki World

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 02/06/2020
  • Por: Alexandre Nogueira

O protótipo da Bimota TESI H2, que é uma colaboração entre a peculiar marca italiana e a Kawasaki, será exibido pela primeira vez no Japão, na Kawasaki World. A Bimota proclamou um renascimento em parceria com a Kawasaki no Salão de Milão EICMA 2019, com uma super máquina equipada com o motor sobrealimentado da Kawasaki H2.

Veja também:
Yamaha YZF-R6 ganha edição especial de 20 anos
Kawasaki pode lançar Vulcan com motor de Z H2
Sertões: Motul fecha patrocínio master e batiza categoria Self

O diferencial das Bimota Tesi é a estrutura central do chassi combinada com o sistema de direção central no cubo da roda dianteira, uma solução patenteada por seu criador Pierluigi Marconi, no final dos anos 80, com o objetivo de separar as forças de suspensão e frenagem para melhorar o desempenho do conjunto evitando o mergulho da frente. Este esquema único de suspensão foi a tese final apresentada por Marconi, daí o nome Tesi, instalada pela primeira vez na 1D Thesis de 1990. A nova Bimota Tesi H2 impressiona fortemente a originalidade do projeto da Bimota, com o indiscutível design italiano.

30 anos depois, o conceito da suspensão dianteira da Tesi original retorna nesta Bimota Tesi H2 2020, uma moto “voadora” que usa o mesmo motor de quatro cilindros e 998 cc sobrealimentado pelo compressor volumétrico da Kawasaki H2, e seu poder é idêntico ao oferecido pela superbike da Casa de Akashi, com 231 cv a 11.500 rpm e que crescem até 243 cv com a sucção de ar comprimido em altas velocidades.

Outro detalhe que chama atenção é o peso total da Bimota Tesi H2, pois a nova obra de arte da fábrica de Rimini reduz o seu peso para 214 quilos, contra 238 kg da Kawasaki H2, graças ao uso de um chassi de alumínio mais leve e vários componentes de fibra de carbono.

Como se pode imaginar, a Bimota Tesi H2 é exclusiva e tem um preço alto, e considerando que a Kawasaki H2 custa por volta de 30.000 euros, a Bimota anunciou que o preço oficial da nova Tesi H2 deve ficar entre 55.000 e 60.000 euros, tornando esta jóia da engenharia italiana numa moto exclusiva para poucos endinheirados.

O Museu Marítimo de Kobe e o Kawasaki World foram fechados temporariamente desde 2 de março devido à pandemia do coronavírus, mas as atividades serão retomadas a partir de 2 de junho de 2020. As medidas temporárias de fechamento foram adotadas para impedir a propagação de novas infecções por coronavírus no Japão e no exterior.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado