Nos dias 12 e 14 deste mês ocorre o 1º Seminário sobre Segurança
Especiais

Alta nas entregas exigem mais cuidados com a moto

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 28/05/2020
  • Por: Willian Teixeira

O período de isolamento social aumentou a demanda por entregas, feitas na maioria das vezes por profissionais que trabalham de moto.

E por conta disso, é necessário que eles deem maior atenção a manutenção delas, para garantir seu bom funcionamento, proporcionando eficiência ao usuário e segurança a todos em seu redor. Redobre a atenção com os freios, embreagem, iluminação e pneus, entre outros itens.

Alta nas entregas exigem mais cuidados com a moto
Quem usa a moto para trabalhar deve redobrar cuidados com a manutenção para suprir a alta na demanda por entregas (Agência Brasil)

Veja também:
A moto como meio de sobrevivência na pandemia
Guia da Abramet ajuda motoboys na prevenção ao covid-19
Serviço Expresso Honda: quanto vale o seu tempo?

Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD Friction, detentora da marca Cobreq, ressalta que a manutenção preventiva e a escolha de produtos adequados e de qualidade podem evitar panes, sérios danos à motocicleta e acidentes de trânsito. Veja abaixo algumas dicas do especialista:

Sistema de freios

A utilização em ambientes urbanos exige grande mobilidade em frenagens e as pastilhas de freio têm fundamental importância para parar a moto em qualquer situação. O ruído que as rodas emitem ao frear pode ser um sinal de que algo não vai bem, embora nem sempre interfira na eficiência da frenagem. Vale ter atenção, pois o material pode ter desgaste com o tempo de uso, e o ferro da base da base da pastilha quando entra em contato com o disco de freio em movimento faz barulho. Nessa situação, é necessário a substituição imediata da peça. Após a troca da pastilha é possível que ocorra ruído, que tende a desaparecer após o período de “assentamento” entre a pastilha e o disco. Caso persista, faça uma avaliação do sistema.

Redução da eficiência de frenagem e barulhos também podem ocorrer devido ao contato da parte metálica do patim no tambor, ocasionado pelo desgaste da lona.

Alta nas entregas exigem mais cuidados com a moto
Sistema de freios está entre os itens que merecem ter atenção redobrada (Divulgação)

Fluido de freio

O hábito de verificar a validade e o nível do fluido de freio é fundamental para evitar problemas de frenagem. Quando o nível começa a baixar é preciso verificar se está ocorrendo vazamento ou se o problema tem relação com a pastilha, que pode estar desgastada. Procure um local especializado para avaliar a situação. “Vale lembrar que o fluido não deve ser simplesmente completado até o nível e sim substituído, reforça o coordenador de assistência técnica da TMD.

Embreagem

Ela comanda a força enviada à roda pelo motor e as peças que compõem o sistema devem estar em boas condições para garantir seu pleno funcionamento. Entre os componentes do kit de embreagem estão o disco, campana, platô, flange e cabos.

Os sinais que indicam que a embreagem precisa de manutenção vão de perda de rendimento e força da moto, dificuldade para mudar a marcha e trepidação. Em ambientes urbanos, onde a troca de marchas é mais frequente, o sistema tende a se desgastar de forma mais rápida, mas alguns cuidados ao pilotar podem auxiliar para o aumento da vida útil do conjunto. “A embreagem pode sobrecarregar com o hábito de trocar de marcha sem desacelerar, sair em arrancadas bruscas e desligar o motor na descida”, comenta Raulincom.

Redobre o cuidado com a manutenção de sua moto para não perder nenhuma entrega

Condição dos cabos

As motocicletas precisam que os cabos do acelerador, da embreagem e dos freios estejam regulados, em boas condições e lubrificados para o bom funcionamento do veículo e segurança do piloto. Em alguns modelos, os cabos contam com proteção e não precisam de lubrificação. Cabos desgastados têm maior risco de estourar, por isso a manutenção deve estar sempre em dia.

Pneus e lâmpadas

Os pneus também devem estar em bom estado e sempre calibrados. É preciso verificar a calibragem recomendada pelo fabricante no manual do proprietário e procurar calibrar os pneus com eles ainda frios. Com o grande número de pedidos de entrega à noite, é preciso ficar atento aos faróis para ter visibilidade e segurança. O sistema para iluminar e sinalizar deve ser verificado constantemente.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado