HD-LOW-RIDER-S-5
Testes

Apresentação: linha Harley-Davidson 2020

8 Minutos de leitura

  • Publicado: 25/04/2020
  • Por: Ismael Baubeta

A linha Harley-Davidson 2020 chega ao Brasil atualizada, com novos modelos disponíveis e eletrônica embarcada de última geração para otimizar o desempenho e a segurança.

A Harley-Davidson do Brasil apresenta novos modelos e novas tecnologias para 2020. Fomos convidados para um teste com os novos modelos 2020, mesclando trechos de cidade e estrada. A protagonista foi a Low Rider S. De estilo agressivo tipo californiano da década de 1980, ela é a principal novidade a entrar em linha. Quem chega também na linha 2020 é a Heritage Classic 114 equipada com o motor Milwaukee-Eight 114, o mais potente motor V-twin da família Softail. Na linha touring, a Road Glide Limited substitui a Road Glide Ultra.

Low Rider S: o icônico modelo dos anos 1980 renasce com o indiscutível estilo californiano e alto desempenho (Divulgação)

A Low Rider S é nitidamente baseada nos modelos low rider do sul da Califórnia, uma espécie de motocicleta malvada, baixa, longa, cheia de atitude. O objetivo era criar uma versão contemporânea da primeira motocicleta HD de performance, a XLCR de 1977. Possui apelo moderno, proveniente do alto desempenho e do esquema de cores das rodas bronze fosco contrastando com a tinta preta brilhante, os acabamentos em vários tons de preto fosco e o agressivo filtro de ar esportivo.

Low Rider S é um dos destaques da linha 2020 da Harley-Davidson (Divulgação)

A Low Rider S é uma Softail e, como toda a linha, teve o chassi otimizado para reduzir o peso e aumentar a agilidade, mantendo o visual clássico de uma legítima rabo-duro, só que em vez disso ela tem um monoamortecedor com ajuste na pré-carga da mola sob o banco. Na dianteira um garfo invertido Showa de 43 mm copia bem o asfalto. Os freios, com discos de 300 mm na roda, têm bom tato e pegam firme, o ABS é de série e tem funcionamento correto. As rodas são de 19 polegadas na frente e de 16 atrás, os pneus são os Michelin Scorcher.

Linha Harley-Davidson 2020
…e toques de modernidade com acabamento em diferentes tons de preto (Divulgação)

Veja também:
Harley-Davidson registra dois novos modelos
Yamaha Star Venture: turismo clássico com tecnologia de ponta
Fantic Caballero ganha série especial de 50 anos

O contraponto na dirigibilidade da moto é a posição de pilotagem um pouco forçada para a dianteira, com o guidão muito afastado do corpo e pernas levemente elevadas em relação ao quadril, e as manobras que exigem esterço completo são dificultadas por conta disso. Não é a melhor posição para rodar muitos quilômetros. A Low Rider S tem a frente pesada e por isso exige mais esforço para colocá-la nas curvas e virar o guidão mas, uma vez inclinado, as curvas se tornam prazerosas.

Clássica esportiva: a nova Low Rider S tem visual clássico… (Divulgação)

O poderoso e divertido motor Milwaukee-Eight 114 é montado diretamente no chassi, contribuindo para uma estrutura mais rígida e com melhor desempenho em dirigibilidade e frenagem, no entanto apesar dos dois balanceiros internos no virabrequim, passa um pouco de sua vibração. As características desse motor são viciantes porque ele oferece uma mistura única de força e suavidade, e seu ronco estimula o punho direito. Quebrando as próprias regras, a HD finalmente publicou os números de potência e torque no virabrequim deste motor de 1.868 cm3 são 93 cv e 16,4 kgf.m a 3.000 rpm, respectivamente. Em termos de design, o espírito Low Rider tem carisma como nos velhos tempos. A pequena carenagem no farol e o tanque de combustível Softail (com dois marcadores na parte superior) de 19 litros pintado com o logo da marca americana e a lanterna traseira em LED de lente fumê valorizam a moto.

Heritage Classic

A Heritage Classic 2020 vem agora com o motor Milwaukee-Eight 114 proporcionando a chancela de uma verdadeira touring dentro da família Softail.

Linha Harley-Davidson 2020
Um dos modelos mais clássicos chega com visual agressivo e o motor Milwaukee Eight de 114 polegadas de alto desempenho (Divulgação)

Ela vem com o mesmo visual dark da versão anterior, com os acabamentos em preto, fugindo do estilo clássico e poucos elementos cromados para manter a conexão com a herança das clássicas. Suas características incluem alforjes rígidos vedados e trancados com chave, para-brisa removível, assento de duas peças com abas e banco de garupa com “pregos” pretos.

Linha Harley-Davidson 2020
Heritage Classic 114 é um dos modelos mais clássicos da linha 2020 da Harley-Davidson (Divulgação)

Para as estradas, o controle de velocidade de cruzeiro é um grande aliado e o sistema de freio com ABS ajuda a manter a Heritage Classic no trilho nos dias de chuva. São cinco as cores e combinações disponíveis.

Linha Harley-Davidson 2020
A Heritage Classic 114 é uma legítima bagger com visual dos anos 1950, agora com o motor mais forte da família Softail (Divulgaçao)

Linhas Touring e CVO

As linhas Touring e CVO foram as que receberam as mudanças mais significativas, com novo pacote tecnológico em nome da segurança.

Linha Harley-Davidson 2020
Road Glide Special é um dos destaques da linha 2020 da Harley-Davidson (Divulgação)

O Reflex Defensive Rider System RDRS foi projetado para adequar o desempenho da motocicleta à tração disponível durante a aceleração, desaceleração e frenagem, utilizando a mais recente tecnologia com a Unidade de Medição Inercial (IMU) de seis eixos Bosch, que monitora todos os movimentos da moto para que a ECU atue nos freios eletrônicos combinados com ABS cornering, sistema de controle de tração otimizado para curvas e controle antiderrapagem.

Road Glide Special: a carenagem Shark Nose é fixa e proporciona leveza nas manobras em baixa velocidade (Divulgação)

Assistente de saída e sistema de monitoramento da pressão dos pneus também estão no pacote.

Painel TFT sensível ao toque com luvas e sistema de som BoomBox! de alta fidelidade (Divulgação)

Road Glide Limited

A nova Road Glide Limited 114 oferece os recursos touring premium de luxo, com pintura refinada, acabamento interno da carenagem brilhante, manoplas aquecidas e rodas Slicer II Contrast Bright, além de novos paralamas. O pacote tecnológico inclui o HD-Connect, um aplicativo para smartphone que oferece a possibilidade de conhecer todas as estatísticas de sua pilotagem, além de questões de segurança.

Linha Harley-Davidson 2020
Nova Harley-Davidson Road Glide Limited 2020 (Divulgação)

Você pode verificar tudo isso no seu smartphone e ainda monitorar problemas e serviços como revisões. A nova Road Glide Limited 114 traz controle de tração com três níveis (ligado, desligado e para chuva). Também tem auxílio de arranque em subidas. Os freios são combinados Reflex com ABS cornering e o sistema de informação é o Lazer Boom!™ Box GTS com tela sensível ao toque colorida com opções de navegação, comunicação e entretenimento.

Linha Harley-Davidson 2020
Road Glide Limited: a pintura em tons escuros e o acabamento refinado em preto brilhante aliam esportividade e sobriedade (Divulgação)

Outro destaque do modelo é a carenagem nariz de tubarão com faróis duplos de LED Daymaker, que tem sensores que controlam 12 lâmpadas adicionais de LED, que são ativadas de acordo com a inclinação da motocicleta. O motor Milwaukee-Eight 114 proporciona o desempenho que esta legítima touring devoradora de estradas merece, tem pegada e torque de sobra para divertir e empurrar com desenvoltura e suavidade.

Linha Harley-Davidson 2020
Linha Harley-Davidson 2020: guidão maior proporciona uma tocada mais relaxada e confortável aliado à direção mais leve e ágil (Divulgação)

Ultra Limited

A marca CVO de Custom Vehicle Operations nasceu há 25 anos, para fornecer quantidades limitadas dos modelos de alto desempenho com acessórios e acabamento diferenciados.

Linha Harley-Davidson 2020
Harley-Davidson Ultra Limited 2020 traz mudanças são bem sutis (Divulgação)

A CVO Limited e a CVO Street Glide 2020 chegam com toda a tecnologia embarcada da linha Touring e alto padrão de qualidade das três letras. O motor 117 de 1.923 cm³ é o maior e mais forte já produzido pela marca, capaz de entregar 106 cavalos de potência e 17,2 kgf.m de torque.

Linha Harley-Davidson 2020
Por baixo da roupa da Ultra Limited está escondida uma eletrônica de última geração (Divulgação)

Também padrão nos modelos CVO Limited e CVO Street Glide é o farol dianteiro adaptativo Daymaker. Estes modelos 2020 vêm com um fone de ouvido para capacete Boom! Audio 30K Bluetooth projetado para interface sem fio com o sistema de infotainment. A CVO Limited chega nas cores exclusivas Smokey Gray, e Black Onyx, além de novos elementos gráficos, emblemas e rodas Tomahawk que têm acabamento primoroso.

Linha Harley-Davidson 2020
Visual clássico preservado na linha 2020 da Harley-Davidson Ultra Limited (Divulgação)

CVO Limited

Esta CVO carrega toda a tecnologia embarcada na linha Touring, a eletrônica é o que mais chama a atenção em seu desempenho, demorou para a marca norte-americana entrar de verdade na segurança passiva oferecida com controle de tração, freios combinados e demais, bom para a segurança do usuário.

Linha Harley-Davidson 2020
Lado dark: A Harley-Davidson optou por utilizar muito preto nas novas motos, deixando para trás o excesso de cromados (Divulgação)

Já na estética, a Harley-Davidson, optou por “limar” boa parte das peças cromadas, colocando em seu lugar muito preto, o que dá um ar mais sóbrio às suas motocicletas. O motorzão de 117 polegadas da linha CVO é o mais empolgante de todos e empurra os mais e 400 quilos desta máquina com facilidade.

Linha Harley-Davidson 2020
A linha CVO chega ainda mais equipada e luxuosa com elementos de muito requinte. É a touring em linha mais cara do Brasil (Divulgação)

No geral, as linhas Touring e CVO estão excelentes de andar, depois de colocadas em marcha não parecem pesar tudo que pesam, transmitem bastante segurança e permitem rodar por horas sem que o corpo peça para parar. Foram feitas para viver a estrada e curtir a vida sobre duas rodas. É verdade que os modelos mais caros são investimento para poucos, mas elas estão valendo cada vez mais a pena, pois a inclusão do completo pacote eletrônico agora as coloca nas mesmas condições de concorrentes que já contavam com essas tecnologias.

Linha Harley-Davidson 2020
Acabamento interno brilhante da carenagem é um dos diferenciais do exclusivo modelo customizado de fábrica (Divulgação)
Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado