44
Notícias

Yamaha GTS 1000 é transformada em naked futurista

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 10/04/2020
  • Por: Alexandre Nogueira

O universo das motos customizadas é fascinante, mostrando a criatividade e o capricho dos especialistas nos mínimos detalhes. A Yamaha GTS 1000 dessa história é uma delas, e podemos ver todo o cuidado que seus criadores tomaram para torná-la uma verdadeira obra de arte sobre duas rodas.

Italian Resilience: chassi em ômega da Yamaha GTS 1000 1993 (Divulgação)

Muitos customizadores modificam motocicletas de produção em série, algumas bem apropriadas para diversos projetos como as Yamaha SR 400, a Kawasaki W 800 ou qualquer modelo das Royal Enfield. Mas alguns mais ousados utilizam motocicletas trail ou esportivas e constroem uma moto completamente diferente, como no caso desta Yamaha GTS 1000, uma moto com o conceito de monobraço monoamortecido na dianteira que surgiu no mercado nos anos de 1990. Uma motocicleta à frente do seu tempo, com performance excelente para turismo esportivo com muito conforto.

Italian Resilience: visual futurístico agressivo (Divulgação)

Veja também:
BMW R nineT customizada em Moscou, na Russia
Renomadas no exterior, desconhecidas no Brasil (parte 1)
MOTOCICLISMO 268: já nas bancas digitais! Confira os destaques

Anualmente acontece um dos maiores e mais renomados eventos de customização do mundo, o AMD World Championship, nos Estados Unidos, onde customizadores competem em diversas categorias, sendo a que os projetos partem do zero a mais disputada, motocicletas super exclusivas montadas com muitas peças artesanalmente construídas pelos próprios customizadores em suas garagens.

Italian Resilience, Yamaha GTS 1000 customizada por Lorenzo Frugaroli
Italian Resilience: mecânica Yamaha com adaptações nas suspensões (Divulgação)

Com o possível cancelamento do AMD World Championship deste ano em consequência das orientações de quarentenas em todo o mundo por conta do Coronavírus, o customizador e participante do AMD, Lorenzo Frugaroli, decide servir a quarentena com resiliência de sobra e acaba de concluir sua obra de arte sobre duas rodas, a Italian Resilience, baseada na Yamaha GTS 1000 de 1993.

Italian Resilience, Yamaha GTS 1000 customizada por Lorenzo Frugaroli
Yamaha GTS 1000: customizada pela resiliência (Divulgação)

Lorenzo arrancou as carenagens e expôs o chassi em ômega e a mecânica, criando uma naked futuristicamente impressionante. Originalmente a GTS 1000 tem um monobraço dianteiro e um braço duplo traseiro, mas para atualizar o projeto, Lorenzo tratou de instalar também um monobraço traseiro, vindo diretamente de uma Honda VFR. A roda dianteira segue o mesmo desenho com a instalação da roda traseira da Honda NSR180SP, que tem o mesmo desenho da VFR e é mais adequada para a instalação de um pneu dianteiro.

Yamaha GTS 1000 customizada por Lorenzo Frugaroli
Suspensão dianteira monobraço é original da Yamaha GTS 1000 (Divulgação)

O sistema de direção não foi alterado e só conta com a instalação de um novo amortecedor de direção ajustável de uma Yamaha R6. A suspensão traseira foi bastante alterada, com o monoamortecedor passando a trabalhar na horizontal sob o motor e agindo em tração ao invés de compressão, um sistema semelhante ao das Buell.

Italian Resilience, Yamaha GTS 1000 customizada por Lorenzo Frugaroli
Monobraço traseiro da Honda VFR com amortecedor deslocado (Divulgação)

O motor é um quatro cilindros em linha de 1.000 cm³ que fornece 102 cavalos de potência a 9.000 rpm para um câmbio de cinco marchas, proporcionando uma tocada com baixos regimes de rotação para proporcionar maior conforto. A injeção eletrônica foi substituída por quatro carburadores e a parte elétrica foi simplificada para não ficar aparente.

Yamaha GTS 1000 customizada por Lorenzo Frugaroli
Graças às suspensões ela é confortável de rodar (Divulgação)

O body kit é totalmente em alumínio, de formas assimétricas esculpidas à mão e esconde o tanque de combustível na traseira. Na parte dianteira onde seria o tanque de motocicletas comuns, estão os carburadores, o aparato eletrônico e a bateria. O chassi e as suspensões em vermelho exaltam ainda mais a exclusividade da moto. Agora ela está pronta para competir no maior evento de customizadores do mundo e também para nos lembrar de nunca desistir e resistir bravamente para saber se adaptar conforme as condições exigem, saindo da zona de conforto.

  • Italian Resilience, Yamaha GTS 1000 customizada por Lorenzo Frugaroli
  • Italian Resilience, Yamaha GTS 1000 customizada por Lorenzo Frugaroli
  • Italian Resilience, Yamaha GTS 1000 customizada por Lorenzo Frugaroli
  • Italian Resilience, Yamaha GTS 1000 customizada por Lorenzo Frugaroli
  • Italian Resilience, Yamaha GTS 1000 customizada por Lorenzo Frugaroli
  • Italian Resilience, Yamaha GTS 1000 customizada por Lorenzo Frugaroli
  • Italian Resilience, Yamaha GTS 1000 customizada por Lorenzo Frugaroli

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado