unnamed-9
Competições

Rally Cerapió: conheça os campeões da 33ª edição

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 03/02/2020
  • Por: Willian Teixeira

O Rally Cerapió 2020 conheceu os campeões das motos em sua 33ª edição. Com 140 participantes na categoria, a tradicional competição off-road nacional aconteceu entre 27 e 31 de janeiro, com largada em Fortaleza (CE) e chegada em Teresina (PI). Este ano, os quatro dias de prova também valeram pela abertura do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).

Na categoria Master, o título ficou com Emerson Loth, o “Bombadinho”, atual tetracampeão brasileiro de enduro de regularidade. Apesar de tantas conquistas em competições off-road, esta é a primeira vez que ele ganha o Rally Cerapió. “Estou feliz com o título e pela prova ter evoluído bastante o nível técnico, com um percurso bem bacana, digno de uma boa abertura do campeonato brasileiro. Ano que vem estarei de volta”, diz o piloto de Curitiba (PR).

Emerson Loth no Rally Cerapió
Emerson Loth, campeão do Rally Cerapió na categoria Master (Angelo Savastano)

Veja também:
Yamaha anuncia Lorenzo como piloto de testes
Conheça o único brasileiro das motos no Dakar 2020
Saiba como aumentar a vida útil de sua moto

Lenilson Viana, de Teresina (PI), foi o campeão da Sênior. “Foi uma edição muito difícil, principalmente no último dia, com muita serra e pedra. Tive muita sorte e consegui vencer”, conta. Na Over 40, Erasmo Schwanz faturou o bicampeonato da categoria. “Este ano a prova estava mais pesada, porém, muito mais emocionante. Acredito que chuva me ajudou bastante, já que estou acostumado com o piso mais liso. O percurso foi escolhido a dedo, com as melhores trilhas que já andei nessas regiões”, ressalta o piloto de Marechal Floriano (ES).

Com 100% de aproveitamento, com vitória nos quatro dias de prova, o mineiro Dário Júlio conquistou o seu quinto título do Rally Cerapió/Piocerá, sendo o primeiro na classe Brasil. “Adoro essa prova e gosto muito de participar desse evento no Ceará e no Piauí. Esses estados têm uma cultura maravilhosa e trilhas propícias ao enduro de regularidade”, destaca o representante de Lavras.

Dario Júlio no Rally Cerapió
Dário Júlio, da Honda Racing, campeão do Cerapió na categoria Brasil (Gustavo Epifânio/Mundo Press)

Quem também venceu em todos os dias da Over 45 foi Sandro Hoffmann, capixaba de Venda Nova do Imigrante, que assegurou seu 12º título da prova, fazendo jus ao posto de um dos pilotos mais consagrados da competição. “O Cerapió é uma prova especial e enquanto eu tiver energia e disposição, estarei aqui. Neste ano, o primeiro dia de trilha estava difícil; o segundo estava mais, e o terceiro muito mais. Ainda bem que andei na Over 45. Se fosse na Master com certeza, teria sofrido muito”, conta o capixaba.

Na Júnior, Guilherme Portela e Silva, de Teresina (PI), levou a melhor e subiu no lugar mais alto do pódio. “Foram várias experiências que guardarei na cabeça e coração, como as passagens pelas pedras, laços, areia e lama. Vim para brincar e saio daqui com um troféu de campeão”, evidencia o piauiense.

Rally Cerapió
Rally Cerapió 2020 contou com 140 inscrito entre as motos (Gustavo Epifânio)

Villegagnon de Oliveira conquistou o título na Over 50. “Venho no Cerapió desde 2004. É uma prova muito gostosa de andar e o resultado é o que menos importa. Estou muito feliz em estar aqui”, diz o piloto de Timóteo (MG). Entre os Novatos, destaque para Mateus de Moura, que já se tornou campeão na sua estreia como piloto. “Já vim quatro vezes de apoio para meu pai e agora fui o piloto e ele o apoio. A prova foi bem técnica, difícil, e exigiu muito prepare físico. A sensação é incrível e, com certeza, estarei aqui de novo no ano que vem”, avisao piloto de Palmas (TO).

Na Dupla Graduado, Saul Zakkour, ao lado de Wenderson Duarte, se tornou tricampeão do Cerapió/Piocerá. “A edição foi mais dura que no ano passado, com muito mais trilha, superação e bem melhor”, analisa o piloto do Rio de Janeiro (RJ). “Minha vinda foi de última hora para substituir o Leildo [Silva], que não pode participar neste ano. Aprendi muito nesses dias”, completa Duarte, de Petrópolis (RJ). Já os paulistas Cristiano Silva e Alírio Fonseca, dupla nota 100, por ter vencido todas as etapas, eram só sorrisos aos receberem o troféu de campeão da Dupla Novato. “Quero agradecer ao meu parceiro por ter me trazido aqui desde o ano passado. Não vejo a hora de voltar”, destaca Silva, de São José dos Campos (SP). “Não tenho palavras para explicar a alegria que estou sentindo. Nossa parceria deu muito certo e ano que vem tem Piocerá de novo”, lembra Fonseca, de Taubaté (SP).

Rally Cerapió
Em anos ímpares, a prova parte de Teresina (PI) e termina em Fortaleza (CE). Por isso, ano que vem será ano de Rally Piocerá (Gustavo Epifânio)

Além das provas de regularidade, o Rally Cerapió conta com a Moto Rally, modalidade na qual os participantes seguem de moto a trilha dos carros, quadriciclos e UTVs. Rogério Almeida, campeão da Master em 1992, foi comemorar os seus 30 anos de off-road no Cerapió 2020 e saiu de lá com o título da Moto Rally. “Quis voltar às minhas origens que é a motocicleta. Mesmo depois de 13 anos sem acelerar como piloto de moto, sei que continuo competitivo. Isso tá no sangue. Quero agradecer a todos que acompanham a minha história desde 1990”, ressalta o cearense de Fortaleza (CE).

Outro grande nome do Rally Cerapió/Piocerá é Peter Ferreira. O vencedor da categoria Moto Rally Over 55 é o dono do maior número de títulos da competição. São 13, contando com este. ”Foi uma edição bem difícil. Tive problemas no segundo e terceiro dias, mas no último corri atrás. Ainda não sei se vou tentar mais títulos, mas acredito que essa será a minha última participação. Vou deixar para outros ganharem agora”, revela o piloto de Teresina (PI).

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado