DK_2
Especiais

Saiba como aumentar a vida útil de sua moto

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 03/01/2020
  • Por: Willian Teixeira

Quem anda de moto sabe o quanto ela pode ser uma opção eficiente no trânsito, além de ser econômica e prática. De acordo com dados da Confederação Nacional dos Municípios, o número de motocicletas é maior do que o de carros em 45% das cidades brasileiras.

A pesquisa sobre a frota de veículos no país apontou 26,4 milhões de motos em 2018, o que representa uma proporção de uma moto para 7,8 habitantes. Mas sempre é bom lembrar que manutenção constante e cuidados básicos são fundamentais para garantir a durabilidade e bom desempenho das motocicletas.

moto cuidado manutenção

Veja também:
Honda CG 160 Titan S: uma guerreira estilosa
Com modelos elétricos, Horwin busca espaço no Brasil
Novos pneus Pirelli oferecem mais segurança e durabilidade

“O aumento expressivo no número de motos está relacionado à facilidade de financiamento e às dificuldades com o transporte público. Além disso, ela é uma excelente opção para enfrentar o trânsito das grandes cidades, pois proporciona agilidade com um menor consumo de combustível”, destaca Pedro Henrique Vieira Nezgoda, especialista em desenvolvimento de produto na Magnetron, empresa de peças de reposição para o sistema elétrico de motos.

Para garantir que a moto seja uma boa opção, é preciso estar atento aos cuidados básicos que contribuem para o aumento de sua vida útil. Confira algumas dicas da Magnetron:

Revisões regulares
Manter as revisões em dia e optar sempre por um mecânico especializado é uma forma de prevenir problemas. Entre os itens que devem ser verificados com frequência estão: óleo, pneus, freios, embreagem, bateria e velas de ignição. Os componentes elétricos também merecem atenção. Seguir esses passos são importantes não apenas para que o veículo dure por mais tempo, mas também para ter um melhor desempenho e mais segurança para o motociclista.

Lubrificação
É preciso lubrificar os cabos do acelerador e da embreagem. A cada 12 mil km é importante verificar as condições desses componentes. Se o acionamento dos manetes estiver difícil, pode ser um sinal de falta de lubrificação ou a folga estar errada. Com isso existe o risco do cabo se romper. A mesma atenção deve ser dada aos pedais de freio e do câmbio que devem ser verificados e regulados periodicamente.

Fiação principal
Para manter a fiação principal em dia, é importante cuidar com as emendas, fios ressecados, terminais oxidados e fios interrompidos, pois podem gerar curtos circuitos e avarias em vários componentes do sistema elétrico da moto.

Corrente, coroa e pinhão
O kit relação (apelido do conjunto corrente, coroa e pinhão) exige atenção. A corrente deve estar sempre regulada, não podendo estar muito esticada ou folgada, para evitar o risco de travamento da roda ou o rompimento dos elos. A verificação e lubrificação devem ser feitas a cada 1 mil km ou sempre que a moto rodar na chuva ou em estradas de terra.

moto cuidado manutenção

Vela de ignição
A durabilidade da vela irá depender do modelo da vela de ignição (as de irídium tem maior vida útil), do combustível utilizado e das condições do sistema de ignição. Quando em perfeito estado, a vela de ignição evita o consumo excessivo de combustível, a dificuldade na partida e prolonga a vida útil do motor com a queima mais linear da mistura ar/combustível.

Adaptações
Não faça adaptações de escapamentos, rodas e outros componentes que não tenham a aprovação do fabricante.

Calibragem
Os pneus devem estar sempre calibrados na pressão recomendada pelo fabricante. Rodar com o pneu murcho força o motor e aumenta o consumo de combustível. Mas não exagere: pneu muito cheio pode comprometer a suspensão e o conforto.

moto cuidado manutenção

Limpeza
Manter a moto limpa ajuda a proteger a pintura e as partes cromadas, evitando oxidação. No entanto, essa limpeza deve ser feita com atenção, evitando o uso de produtos solventes ou abrasivos e as lavadoras de alta pressão. A cera deve ser aplicada apenas nas peças com pintura.

Filtro de ar
Ele deve ser limpo ou substituído quando a moto for usada constantemente em locais muito poluídos ou na terra.

Bomba de combustível
Para evitar danos à bomba de combustível, é importante que a troca do filtro de combustível e a limpeza do tanque sejam efetuadas periodicamente. A obstrução desse filtro e o uso de combustíveis de baixa qualidade podem levar à queima da bomba.

Seja prudente
Todas as dicas de manutenção são importantes, mas devem estar associadas à direção consciente e prudente. Respeitar às regras de trânsito também contribuem para aumentar a vida útil da moto e ainda proporcionam segurança ao motociclista.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado